setembro 06, 2007

Arquitetura bioclimática


Uso da Água
A reutilização ou reuso da água, o uso de águas residuárias, não é um conceito novo e tem sido praticado de variadas formas há muitos anos. A demanda crescente atualmente por água e por outro lado a escassez de recursos hídricos, tem feito do reuso planejado da água um tema atual e de suma importância. Neste sentido, deve-se considerar a reutilização da água como parte de uma atividade mais abrangente que é o uso racional ou eficiente da água, o qual compreende também o controle de perdas e desperdícios, e a minimização da produção de efluentes e do consumo deste bem esgotável. Essas práticas evitam a utilização de água potável onde esta não é necessária como por exemplo, na descarga de sanitários, irrigação de jardins e lavagem de pisos, equipamentos e carros. Esse tipo de uso promove uma redução no consumo da água tratada, com redução de gastos para a rede de tratamento, e para o consumidor.

A questão do conforto luminoso
A iluminação é responsável, normalmente, por 30 a 50% da carga elétrica total de uma edificação, representando um importante ponto de partida para o sucesso de qualquer programa de economia de energia.. A programação arquitetônica do projeto, nesse sentido desempenha um papel fundamental, tanto na busca de uma eficiência energética (com economia em energia elétrica que gera); quanto no aprimoramento de um recurso natural, que repercute na qualidade do projeto enquanto adaptado a uma característica local.

A utilização do telhado verde
Os telhados verdes são uma solução inovadora para gerenciar o problema de coleta de água de chuva, podendo, ao mesmo tempo, melhorar o desempenho térmico de edificações e qualidade do ar da ecologia urbana, tudo isto sem ocupar áreas adicionais.Os benefícios econômicos se resumem na proteção da impermeabilização da laje, resultando em uma vida útil mais longa (telhados verdes duram o dobro do que telhados convencionais), manutenção reduzida e economia em peças de reposição; economia nas contas de energia podendo atingir uma redução de 25% nas necessidades de refrigeração; potencial para reduzir o tamanho do equipamento de ar condicionado a ser instalado; e potencial para reduzir o tamanho dos sistemas de coleta de água pluvial, resultando em economia para órgãos públicos, no que tange a políticas de saneamento e bem estar social. Telhados verdes também retardam ganhos e perdas de calor.