novembro 23, 2007

EXPERIMENTO URBANO: Retomada dos espaços publicos das cidades




Grande parte dos espaços públicos das cidades ignoram a variedade dos possíveis modos de utilização ligados às relações sociais, limitando-se a lugares de passagens. Essa movimentação, na qual se têm os motorizados e não-motorizados, caracteriza as regiões da cidade conforme o seu uso ou não.

Ao contrário do que os modernistas pregavam sobre o Urbanismo, em que o projeto, ou seja, o desenho, era posto como causa e por si só seria responsável pelas novas relações sociais harmônicas nas cidades, os pós-modernos atuavam com um novo olhar sobre as questões urbanísticas e de como deve se tratar as cidades, ocorre uma inversão do processo. Começa-se desde a leitura da estrutura de cada lugar considerado nos seus aspectos tanto físicos (contexto) quanto sociais (usos estabelecidos) e daí deriva as premissas projetuais, muitas vezes através do redesenho urbano. O projeto era posto como conseqüência e através dele, as intervenções eram propostas.

Não se trata mais de desenho e nem de redesenho urbano, e sim das relações cotidianas entre usuários e espaços públicos, seus aspectos sociais e dos novos meios possiveis de apropriação da cidade através da participação ativa dos seus habitantes, buscando reforçar as centralidades manifestas, criando novos atratores. Estes novos focos de vida urbana pensados como espaços apropriados, contribuem na integração física e social, tanto em relação a vida de cada comunidade em si mesma, quanto em relação ao entorno e à cidade no seu conjunto.

Minha proposta é fazer uma abordagem e análise do espaço público urbano e sua relação intrínseca com os usuários, os pedestres. Nota-se que o espaço urbano converge em locais de trânsitos e passagens, e que cada vez mais o pedestre perde seu espaço para os veículos, com isso, proponho um estudo tratando estes espaços como palco de possíveis experimentos no qual tenham força para promover a retomada do espaço público urbano pelos seus usuários, através de uma Receita Urbana.

A Receita Urbana é um conjunto de possíveis intervenções a serem propostas que através de táticas e estratégias fomentará aos usuários (pedestres) o poder que eles possuem diante da malha urbana das cidades.

Um dos aspectos preponderantes na definição das novas propostas dos espaços intervidos, será a intensa valorização do pedestre a partir da apropriação desses espaços, gerando a partir dessa experiência espaços de convivência, descanso, permanência e fluxos (atalhos), fomentada a partir das intervenções.

Marcadores:

1 Comments:

Blogger jorge tanure said...

otimo

9:45 AM  

Postar um comentário

<< Home