outubro 01, 2008

A graça das cores

É engraçado como as cores mexem com as pessoas, influencia no gosto, humor e são até mesmo utilizadas para tratamentos como, por exemplo, na cromoterapia, uma terapia que age através das energias despertadas pela vibração das cores. Todos dizem que possuem uma cor favorita, mas claro que dependendo da situação, a cor favorita é substituída por outra, ou vai dizer que por gostar de vermelho todas suas roupas são vermelhas? Que prefere o Flash ao Super Homem por usar mais vermelho? E que odeia o Batman por não usar vermelho algum?

As cores “têm o seu momento”, o vermelho é considerado a cor do amor, paixão, mas este em um acidente é chocante e desesperador, o verde em um semáforo é sinal de “caminho liberado, pode seguir”, mas galhos verdes em uma estrada é sinal de perigo, "diminua a velocidade e fique atento" (fique atento no semáforo já é na cor laranja), o azul é a cor do meu time do coração, mas também a cor do maior rival da seleção brasileira, o amarelo pode ser um copo de cerveja, como também pode ser urina, o rosa é visto como a cor certa para uma criança do sexo feminino recém nascida, já um recém nascido de sexo masculino vestido de rosa é inaceitável, o branco é a cor da paz, mas “dar branco” , “passar em branco” e deixar uma prova em branco é o inferno, o preto é a cor (na verdade ausência de cor) usada em luto, mas também a cor básica usada em cerimônias comemorativas como casamentos, formaturas e etc.

As cores são bem particulares, e vistas de diferentes formas, o que é lilás para você pode ser roxo ou violeta para outro, como também o que é mostarda para outra pessoa pode ser visto por você como laranja ou amarelo. Eu particularmente considero como cor o vermelho, azul, verde, amarelo, roxo, rosa e alaranjado, o restante são variações destas, como por exemplo, vermelho escuro, vermelho claro, azul escuro, azul claro e etc.. estas são as cores que reconheço, salmão para mim é peixe e violeta é flor. Ainda sobre os variados nomes de cores, laranja, abacate,violeta,mostarda, rosa e o próprio salmão, são nomes dados as cores? Ou o contrario?

Para finalizar uma brincadeira interessante, fale rapidamente os nomes das cores na seqüência a baixo, vamos ver se vai se concentrar nas cores ou na leitura dos nomes.

Laranja - verdeazulvermelhoamarelo roxorosaverdeamarelorosavermelho - laranjaroxo azulverdeamareloazul vermelho.