dezembro 03, 2008

O que será de nós?

O curso de Arquitetura e Urbanismo nos fornecem informações e ensinamentos para que possamos entender o funcionamento de uma construção, saber a finalidade de cada ambiente, e estudar de forma a favorecer o edifício as formas de fachada, permitindo melhor uso de iluminação e ventilação, porém, fazer isso pensando em uma harmonia entre exterior e interior da construção. A fachada de um edifício possui extrema importância, já que é nela que é refletida a intenção de um arquiteto em seu projeto. A partir dela que somos identificados.
Entretanto, a arquitetura está perdendo lugar ao consumismo absurdo das cidades, a valorização excessiva da informação de novas marcas e propagandas. As grandes fachadas são substituídas por banners gigantes, e letreiros luminosos, onde a arquitetura vira somente uma base de apoio a essas marcas e logotipos extra dimensionados.
Não sei se existe, na altura no campeonato, uma forma de mudar essa situação, pois, já não possuímos como arquiteto, controle sobre essas situações, a não ser, que a partir de agora passemos a projetar pensando onde poderia deixar essas propagandas de “extrema importância para a sociedade”, de uma maneira a não prejudicar nosso projeto, mas afirmo, é revoltante imaginar que teremos que nos adaptar a isso e fazer de nosso projeto, nosso estudo, uma forma mais bonitinha de onde será colocada a “Coca - Cola”.