março 19, 2009

Condicionado ao se projetar

A questão levantada, “sorria, você esta sendo condicionado’’ segue a lógica da padronização, que tem como significado a técnica que visa maior desempenho ao se produzir, mas que não deixa de atender as expectativas do consumidor e possibilitando assim uma organização.
Podemos observar que muitas vezes esta organização ao invés de ajudar, trás prejuízos a nos mesmo, estando condicionados a um modo de morar e de viver, ao se fazer um projeto percebemos que muitas vezes sempre são as mesmas dimensões (peitoril 1 metro de altura, pé direito 3 metros), formas (quadradas) e materiais (alvenaria), seguindo uma padronização estabelecida devido à região onde se esta, por razões logísticas e ate por razões culturais. Um dos motivos que esse condicionamento permanece é devido ao valor agregado do produto, deixando de ser em série passando a ser “artesanal”.
A construção sempre obedeceu a um número relativamente reduzido de regras mais ou menos existentes, com o passar dos anos o processo da ciência e com o surgimento de pesquisas, bem como a produção em série, ocorreram mudanças significativas que alteraram a vida do homem.
Em virtude dessas condições, o arquiteto, vê se diante da necessidade de mudanças no momento de projetar, deixando de ser condicionado a formas, materiais e dimensões, possibilitando assim um ambiente realmente funcional, que lhe proporcione agradáveis sensações no ambiente, sendo condicionado a um ambiente impactante, utilizando técnicas construtivas e materiais novos, valorizando as particularidades do local.