março 05, 2009

Vazio Urbano

A forma de como os espaços livres existentes no meio urbano e de como são ocupados, sem integração com o seu entorno é uma preocupação. Deve se observar que ao meio ambiente por um lado, tem a questão da possível degradação causada pelo processo de expansão urbana e por outro, a relação de ambientes muito densos com poucos espaços livres, muitas vezes esses espaço inabitados são resultados da ganância da especulação imobiliária; lugares esses que deveriam ser redescoberto nas cidades com a finalidade do crescimento urbano, porém são encontrados à espera de maior valorização ficando esses desapropriados sem utilização.

Estes vazios urbanos muitas vezes também são esquecidos pelo crescimento urbano, podendo ser áreas de passagem eventuais que muitas vezes passam despercebidas, mas são parte de um bem da cidade, como seus edifícios, suas ruas e seus habitantes. Deveria esses vazios então ser pensados para um novo planejamento urbano, com o sentido de promover ações que estimulem a ocupação desses espaços. Espaços esses de áreas ociosas, vazias, de todos tamanhos. Representam desde grandes até pequenos lotes, ou mesmo ainda prédios construídos ociosos em processos de marginalização, degradação, decadência física e espaços sem uma funcionalidade humana. A existência desses vazios inaproveitados não constitui somente um problema social, de mau aproveitamento do capital investido e de desprezo do patrimônio construído, constitui também um crime ambiental, já que esses deixam de usar uma infra-estrutura projetada e calculada para sua utilização, fazendo a cidade buscar novos terrenos para crescer.

Deveremos então poder identificar claramente o que são vazios urbanos diante das cidades os quais deveremos intervir de forma que esses espaços se encham de identidade, que permita nesses obter função e um uso gerando assim nesse local uma vida social urbana.