março 24, 2009

Lazer completo* (?)


Somos sufocados por frases imperativas que nos ludibriam, indicando um ideal a ser vivido.

Viva o lado coca cola da vida e ame muito tudo isso.*

E por sentir necessidade de ser aceito, ou fazer parte de um padrão, muitas pessoas vivem uma vida que parece mas nao é* aquilo que elas realmente querem.

Os condomínios fechados; coqueluche dos últimos tempos, são um exemplo claro dessa way of life condicionada.
Esses espaços fortificados, por segurança, prestígio e serviços diferenciados, criam espaços socialmente homogêneos onde o morador só se preocupa (?) e se relaciona (?) com seu micro universo de pessoas seletas.
Esse morador é alienado de tal forma, que não percebe que esse espaço de segregação social, transforma o enclausuramento, o isolamento, a restrição e a vigilância em status.

O exercício da liberdade não pode ser individual, dessa forma nunca poderá ser efetivado nesses locais onde se preza uma vida extremamente programada e asséptica, fora da comunidade real e imprevisível. Essas pessoas são prisioneiras de seu umbigocentrismo e de suas vidas "perfeitas".

Outro fator condicionante é o fetiche da mercadoria que com a ajuda da moda, ordena rituais a serem venerados e mais uma vez o homem se torna vítima da sedução de um ideal que o condicionado a comportamentos pré-estabelecidos, homogeneizando-o ao suprimir suas escolhas e desejos genuínos.

Todo mundo usa.*

O homem precisa buscar o significado da vida e de sua individualidade dentro da coletividade que habita e ser autêntico sem se deixar escravizar por padrões criados para massificar a sociedade.

Não seria isso uma boa idéia*?

* frase em folder de venda de apartamentos da construtora Vesper Buritis
* slogans Coca Cola e Mc”Donalds
* slogan Denorex
* slogan havaianas
* slogan caninha 51