abril 04, 2009

História de minha memória



A memória é um elemento constituinte do sentimento de identidade, tanto individual quanto coletiva (Pollak, 1992, p. 204).

À esquerda de quem observa, há uma nova casa, destacada por pastilhas no muro, ainda em reforma. À direita, uma casa antiga com pouca reforma da época que se construiu o bairro. Na frente uma mata. Adiante, vizinhos antigos, outros novos, cada um trás consigo uma historia guardada em sua memória.
Quem nunca viu um vizinho partindo?
Não é estranho, você tem uma convivência por anos com eles e depois eles partem para outro lugar, um lugar para qual se deseja, e os novos moradores, o que fazem com o lugar já existente que possui toda uma história com vários significados para as pessoas que ali moravam?
Ignoram o espaço preexistente, nega o que já existe e se constrói uma “nova casa”, a qual se almeja deixando para trás as marcas de uma história, de uma vida, porém trazendo novas histórias à rua e aos novos vizinhos.
Com o tempo, novas histórias irão surgir, novos vizinhos virão outros irão, mas levarão consigo suas historias ou se esqueceram delas? não saberei, mas na minha memória todas estas historias ficará.