novembro 26, 2009

cidades sonoras - Tema 6

Grande parte dos estímulos absorvidos pelas pessoas veem através do meio onde elas se encontram; meio este que é rodeado por volumes, sons, cheiros diversos.

Assim como as cidades evoluíram ao longo de sua história, decorrente de novas edificações, verticalizações, novas tecnologias, a trilha sonora de nossas cidades também se alterou. A muitos anos atrás, o som urbano, aquele que faz parte do cotidiano de nossas vidas mesmo que de modo inconsciente, era provocado por cavalos, bondinhos, um número maior de pedestres nas ruas, blocos de pedra no chão. Já hoje estes sons são decorrentes de veículos, bozinhas, sirenes, britadeiras entre outros vários; esta tecnologia que vem crescendo a cada dia tem influenciado consideravelmente em nossa vida cotidiana, conseqüentemente modificando a maneira que percebemos o som.
Assim como em todo filme existe um vilão, a poluição sonora urbana satura os ouvidos humanos, na maioria das vezes, chega a anular os sons mais sensíveis dos ambientes. Ao pensar em poluição sonora, imaginamos sons de automóveis entre outros mecanismos tecnológicos, porém essa poluição vai mais além, nada mais é que um efeito gerado pela propagação do som num tom demasiadamente alto, sendo o mesmo muito acima do tolerado pelos organismos vivos no meio ambiente. Esta poluição nos centros urbanos ocorre devido ao grande acúmulo de veículos, pessoas e equipamentos em uma determinada área, causando uma grande mistura de sons e ruídos que juntos atingem um tom alto.

O "demasiado silêncio" não é mais aceitável que o "demasiado barulho". Uma esperança parece emergir com a busca do equilíbrio em um universo onde paradoxalmente "necessidade de silêncio" se manifesta por uma "necessidade de som". (PIERRE MARIÉTAN, 2002)