setembro 20, 2006

Novo jeito de pensar!!!

Arquitetura popular demonstra forma genérica de representação. Após carta de Atenas em 1933 que foi protocolado no 4º Congresso Internacional de Arquitetura Moderna (CIAM), por teoria de Lê Corbusier, ao pensar que cidade é só uma parte de um conjunto econômico, social e político que constitui a região.
Formas simples compõem o recorte territorial administrativo das cidades que torna-se arbitrário desde o início ou pode ter vindo a sê-lo posteriormente, quando, em decorrência de seu crescimento, a aglomeração principal uniu-se a outras comunidades e depois as englobou, mesmo que seja para representar uma comunidade operária ou aglomerados de miseráveis. As zonas vitais destes estabelecimentos só serão possíveis devido vias de ligações de trocas e a zonas particulares.
O problema urbanístico se incorpora pela tradição dos elementos construtivos da região, traçado geométrico, curvas e morros, assim sendo, o plano da cidade é só um dos elementos do todo constituído pelo plano regional. Uma aglomeração constitui o núcleo vital de uma extensão geográfica cujo limite é constituído pela zona de influência de uma outra aglomeração.
O homem, isolado, se sente impotente de cultura para isso incorpora-se a um grupo, transformado em elemento constitutivo de uma sociedade que o mantém, ele colabora direta ou indiretamente nas mil atividades que asseguram sua vida física. Suas iniciativas tornam-se mais frutíferas e sua liberdade, melhor defendida, só se detém onde ameace a de outrem. Se os empreendimentos do grupo são sábios, a vida do indivíduo é ampliada e enobrecida. Se a preguiça, a estupidez e o egoísmo o assolam, o grupo, enfraquecido e entregue à desordem, só traz a cada um de seus membros rivalidades, rancor e desencanto.
Os subúrbios,assim chamado essa aglomerações, são descendentes degenerados das vizinhanças. O burgo era outrora uma unidade organizada no interior de uma muralha militar. O falso burgo contíguo a ele pelo lado de fora, construído ao longo de uma via de acesso desprovido de proteção, era o escoadouro da população excedente que, bom ou mau grado, devia acomodar-se em sua insegurança. Freqüentemente os subúrbios nada mais são do que uma aglomeração de barracos onde a infra-estrutura indispensável dificilmente é rentável.