setembro 20, 2006

O OLHAR

A política de habitação das cidades é garantir acesso á moradias para a população de menor renda, isto desenvolvendo programas habitacionais e promovendo a construção de novas unidades com recursos com agentes financeiros e o poder público definindo as regras para sua implantação. Entende-se que tudo está correto, favorece a muitos, e tem lá suas vantagens, mas se analisarmos bem estamos em um outro período histórico e a visão tradicional trata o presente como se fosse o passado
Essa imagem nos retrata a pura realidade fora da realidade e expressa uma posição velha, sem imaginação, como se fosse a repetição de um velho discurso.
O desenvolvimento urbano nos países latino-americanos, como destacaram Florestan Fernandes, Celso Furtado e Caio Prado, é a modernização com a reprodução do atraso. As cidades são modernas, são industrializadas, mas carregam uma herança de arcaísmo, herança que pesa cada vez mais, se formos ver o crescimento das periferias nas nossas cidades.
O espaço expressa-se , segundo Milton Santos, como instancia da sociedade; e, como tal, interage num conjunto de instancias ( economia, política, cultura) agindo dialéticamente como continente e conteúdo, paradigma.
O espaço é muito mais um evento que um elemento físico. Ele define-se segundo uma multiplicidade de conceitos que interagem na forma. É como se forma tivesse corpo e alma.
A participação de um arquiteto em cada habitação popular em individual pode significar a inversão do sentido de decisão, deixando-a de baixo para cima. Assim são respeitados as características individuais existentes na heterogeneidade de uma população, comumente encarada no momento do projeto como homogênea.
Essa capacidade de transformação e reconceitualização de um espaço justifica a localização como algo dinâmico. Deve-se entender que o conceito de localização e de lugar são distintos . A localização é uma apreensão categórica ou conceitual de um lugar em meio a uma rede de interferências relacionais. Segundo Milton Santos "lugar é o objeto ou o conjunto de objetos. A localização é um feixe de forças sociais se exercendo em um lugar." Isso caracteriza o lugar como estático e a localização como dinâmica.