setembro 07, 2006

Onde estão os arquitetos?

Primeiro temos que conhecer o que é arquitetura, pra depois sabermos se ela é necessária ou não em nossa vida. Arquitetura serve para organizar e ordenar, gerando conforto, bem estar e melhorando assim o modo de vida das pessoas.
Se formos analisar o mundo em que estamos inseridos, chegaremos à conclusão de que as pessoas não sentem falta da arquitetura para viver, isso não se dá porque ela é algo dispensável e sem importância, mas sim porque quase ninguém sabe para que serve, e o ser humano só sente falta do que conhece, do que está acostumado.
Para nós, que teoricamente conhecemos o verdadeiro sentido/propósito da arquitetura é impossível imaginar um mundo sem ela, mas para que ela se torne uma necessidade mundial, devemos parar de achar que os problemas se resolvem apenas com “projetinhos” bonitos e passar a mostrar que arquitetura realmente é conforto, bem estar, tranqüilidade; que ela realmente ajuda a melhorar o modo de vida das pessoas. Quando todos os profissionais da área passarem a vê-la com ela verdadeiramente é, as pessoas passarão a valorizar também e a ver que os arquitetos são tão necessários em sua área de atuação quanto os médicos.
Devemos olhar também não só arquitetura como forma de edificar casas, mas sim como meio de melhorar o meio externo, não só o micro, mas também o macro, como forma/meio/veículo de organização ou de direcionamento da confusão da cidade.
Os próprios arquitetos não se valorizam, não valorizam seus trabalhos e isso influencia diretamente no modo da população nos olhar. Muitas pessoas não sabem nem para que serve o arquiteto, acho que chegou a hora de mostrar para que servimos em vez de preocupar apenas em criticar tudo e todos. Porque o mundo precisa urgentemente de arquitetos que realmente mostrem o que é arquitetura.