outubro 23, 2006

ESTRATÉGIA E CONHECIMENTO

O trabalho do arquiteto quando é facilitado pela clareza de intenções dos donos, isto facilita muito, mas a responsabilidade de um arquiteto é enorme diante de uma realização de uma obra.
Para a realização de uma obra, é fundamental que se faça uma análise bem mais profunda de tudo que se vai fazer. Um projeto terá um bom desenvolvimento e será bem orientado e bem concebível se houver uma estratégia. Hoje se discute muito a estratégia, porque ela é um processo de produção fundamental e vai ser uma referência. Para isso tem que haver primeiramente uma análise, depois uma identificação, aí sim tem que ver e saber identificar a estratégia para a realização da obra, mesmo assim é muito importante o segmento, orientação e todo o processo de observação quando se tem um trabalho como o de construir algo.
Seria tão bom se todos responsáveis pela elaboração de projetos conseguissem atingir a maior eficiência, conforto e como consequência, a beleza.
Para Oscar Niemayer, um bom arquiteto não deve se limitar à aprendizagem de seu métier. Ele deve ter uma cultura geral, ler os clássicos, os escritores contemporâneos, para melhor compreender seu ambiente cultural, porque para ele, um arquiteto de talento deve saber desenhar e escrever. Ele não poderá fazer nada de grande ou de belo se não possuir essas duas qualidades. A terceira é a imagem; logo, a negação de regras."Não basta uma obra bem realizada atendendo corretamente a sua finalidade, tem que haver qualquer coisa de novo e característico, exprimindo ao mesmo tempo uma técnica contemporânea.Vejo um grande sentido em tudo isso e concordo. Que nós, futuros arquitetos possamos colocar em prática tudo isso.