outubro 03, 2006

vivie ou não

Vive-se ou não
Se posso viver ou não sem arquitetura.
Para que se cheque a uma conclusão é fundamental saber e entender o significado da palavra arquitetura, como também da palavra vida e entender o que um arquiteto faz e sua atuação.
Vida é existência, modo de viver, a arte ou técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano é a definição que damos para a palavra arquitetura e o arquiteto historicamente sempre foi um profissional capacitado para desenvolver atividades ligadas à organização dos espaços e à adequação e satisfação das necessidades humanas. Ele contribui ativamente para a qualidade do ambiente construido e sua inserção harmoniosa e espera-se dele uma capacidade de entender e projetar soluções para as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidades, referentes ao planejamento espacial, organização do projeto e a construção de edificações, a sustentabilidade, a conservação e a "re-habilitação" do patrimônio construído. Sua atuação envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo e diversas formas de desing. Um projeto tem início e fim definidos e resulta em um produto ou serviço de alguma forma diferente de todos os outros anteriormente produzidos e construído, seja uma casa, uma escola, uma praça ou mesmo uma cidade, segundo fatores de funcionalidade, conforto, qualidade construtiva e estética.
Para alcançar uma arte com técnica quando estou projetando é necessário que haja uma interação com o existencial e no modo como se vive. A arquitetura como atividade humana existe desde que o homem passou a se abrigar das intempéries. Ela compreende as relações entre o ambiente e os aspectos que envolvem a vida.
Segundo Aldo Rossi, a arquitetura em sentido positivo é como uma criação inseparável da vida civil e da sociedade em que se manifesta; ela é por natureza coletiva.Do mesmo modo que os primeiros homens construíram habitações e na sua primeira construção tendiam a realizar um ambiente mais favorável à sua vida, a construir um clima artificial, também construíram de acordo com uma intencionalidade estética. Iniciaram a arquitetura ao mesmo tempo em que os primeiros esboços das cidades; a arquitetura é, assim, inseparável da formação da civilização e é um fato permanente, universal e necessário.
Ao sermos gerados a arquitetura já se fazia presente, basta observarmos, como tudo se encaixa, com uma enorme harmonia e com os espaços projetados, preparados, de acordo para receber uma vida.
.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

que texto e esse? isso e sobre o primeiro tema, e se nao percebeu ja estamos no terceiro

12:40 AM  
Anonymous Anônimo said...

RITA, QUEM FEZ O TEXTO PARA VOCÊ?

12:52 AM  
Anonymous Anônimo said...

...lembra que o low disse para os que ñ postaram no primeiro tema que poderia postar quando quisesse? Então..pelo jeito ela quis postar o que tinha feito.

4:26 PM  

Postar um comentário

<< Home