outubro 19, 2006

Poderia ser uma nave

O ego do criador foi mais forte que o programa do cliente.
Ecologicamente falando, é louvável que o contato com o solo seja tão sutil, deixando o solo permeável às águas de chuva e a vegetação.
Já os espaços gerados e os fluxos internos demonstram que todo o projeto foi idealizado, de forma que a estrutura fosse o objetivo maior e depois viesse a preocupação com a vida neste local.

Tanto tempo gasto para pensar estrutura, fazer maquete, protótipo e o resultado final: três plantas retangulares, nenhuma varanda, nenhum pé-direito duplo, nenhuma área descoberta.

A escolha da madeira, as leves estruturas atirantando os pórticos, os brises, as grandes janelas no andar ao nível da rua é legal. Mas a distribuição longitudinal e vertical das funções da casa atrapalha uma boa fluidez dos percursos diários.

Longitudinalmente no primeiro andar seus vinte e cinco de extensão, limitados pela estrutura, cria distâncias desnecessárias e as funções poderiam ter possibilidades de serem mais multiusos. A lareira esta limpa na foto do link, porque deve ser pouco utilizada, certamente suja e enfumaça todo andar.

Na circulação vertical, a necessidade de quatro pavimentos só se justifica por causa da estrutura. No andar só dos dormitórios ligados com um corredor estreito, a suíte do casal foi contemplado com uma bela vista, o quarto oposto, com vista para o baranco e o quarto do meio com vista nenhuma (nenhuma imagem dos brises abertos, não demonstrando articulação nem possibilidade de abertura).

O hospede ficou com vista para ambos lados, mas dois andares o separa das funções da casa.

O lugar mais distante da entrada da casa sobrou para os brinquedos, ocupando a mesma área do quarto de hospedes, ficando perto da área verde. Questiono se alguma criança foi consultada para a criação deste espaço e também a existência do mesmo já que meu lado criança diz que é muito mais divertido brincar em uma área aberta, com vegetação, (fazer gangorras, caçar calango, brincar com fogo, fazer lugarzinhos para os briquedos...) à brincar em um quadrado fechado.

O difícil e longo acesso nas funções da casa torna necessária a construção de cinco banheiros em mais ou menos 258m², subindo o preço da obra e da manutenção e da limpeza.

Tudo em nome da estrutura.