outubro 16, 2006

Novas Teorias

PERDER OU GANHAR?

O sistema construtivo analisado foi implantado na região norte do estado de São Paulo, mais precisamente na microrregião de Santos e tem um clima subtropical. Esses dados me foram muito importante pelo fato de eles terem me feito achar algo de positivo nesse projeto; pois para o clima subtropical a madeira tem um desempenho termo-acustico muito elevado.
Porque entrar nesta questão? Pois, após olhar as imagens do projeto e ver sua implantação e cortes me coloquem a indagar o porquê de atender ao desejo de um cliente apenas e não fazer uma proposta para ele de outra tipologia construtiva?
Daí ao começar a ler sua filosofia de trabalho e o memorial da obra fiquei intrigada com a oposição de idéias, uma vez que o mesmo o Sr.marcos acayaba discursa que em seus trabalhos existe uma investigação minuciosa do sistema estrutural, características do local de inserção e não esquece nunca de atender às necessidades do cliente.
Acho que nesse projeto ele atendeu mais a vontade do cliente do propriamente dito, do que dar sua contribuição no sentido de propor outra tecnologia, eu entendo que o cliente esta procurando uma forma de potencializar sua empresa, mas será, que a potencialização não se daria se o arquiteto tivesse mostrado a cliente como que os materiais construtivos de hoje estão em constantes mudanças, aperfeiçoamentos, se transformando a todo dia em boas oportunidades de negócios. Digo isso porque achei perfeitos os detalhes construtivos, mas ao mesmo tempo porque não o faze-lo de estrutura metálica, começar outro negócio ou ampliar o negócio atual?Poderia ter sido uma proposta do arquiteto ao cliente.
Fiquei pensando que o modulo criado para a montagem do “T”, porque é essa a forma final da obra, se fosse em aço não teria menos contraventados e com tubulões mais esbeltos, módulos maiores, mais rapidez e manutenção mais prolongada?
Penso que atender ao cliente é muito importante, mas é de supra importância às vezes perder um projeto, mas apontar para o cliente o caminho das novas tecnologias. Porque o mundo hoje clama por tecnologia e por menos impacto ambiental e construção em ribanceiras não é um desafio de hoje ele é muito antigo, mas quase sempre o aço não é colocado como método construtivo mais eficiente, e mais leve e ao mesmo tempo mais seguro. Aqui no Brasil mais que qualquer outra parte o mundo o projeto arquitetônico é sempre pensado em concreto, (afirmação de acordo com pesquisa de pic em aço) e quando aparece uma oportunidade desta; do tipo protótipo o arquiteto não da sua contribuição e tenta convencer o cliente para onde a construção industrializada esta caminhando.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Seu texto descreve demais o projeto do cara e vc ainda o defende como se fosse o PROJETO IDEAL,MARAVILHOSO a ser seguido, não se esqueça que isso é APENAS uma solução que ele encontrou para projetar para esse determinado cliente em determinado lugar!!
Ah. valeu por EXPLICAR o projeto todo, assim não preciso abrir o LINK pra ler tudo lá!
Considere isso como critica construtiva ok!?

1:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

parem de intriga gente!
esse anonimo até que tá certo,
mas o objetivo aqui é outro!
Não é o primeiro comentario que vejo por aqui,mas se for construtivo é bem vindo não acham?

obs. Pode ter sido de mulher pq na sala elas são a maioria, mas não generaliza.

tá falado.

8:01 PM  

Postar um comentário

<< Home