novembro 10, 2006

lastrar

Uma das grandes preocupações do Ministério da Saúde e da OMS quando se trata de navios é a água de lastro. Estudos mostram que diversas espécies de bactérias, plantas e animais podem sobreviver durante meses e a descarga dessa água em outros meios pode permitir o estabelecimento de organismos aquáticos nocivos e agentes patogênicos, que podem representar uma ameaça à vida humana, aos animais e vegetais existentes no local.
A arquitetura deixou de ser apenas um artifício construtivo.
Bem, não podemos também dizer que a arquitetura atual anda dizimando populações e compactuando com a disseminação de doenças extremamente contagiosas. Bem, ainda acho que não podemos.
O fator importante é que a arquitetura se tornou um elemento mediático, de propagação cultural e até mesmo de inserção e interação entre povos intercontinentais. Conformou-se como uma estratégia multidisciplinar em que diversos tópicos além mar (ou quem sabe além especificidades) proporcionam não só o surgimento de novos espaços como também de novos usos dos já existentes e ainda a exploração de associações entre elementos passivos e o uso ativo dessas novas condições.
Arquitetar hoje é desprender pragmatismos técnicos e estabelecer meio de vida, bem estar e cotidiano em um invólucro comportamental em que os limites e permeabilidades são totalmente universais.
A água de lastro da arquitetura é a cultura embutida, é dissipar e permitir que diversos povos e costumes possam compartilhar técnicas e comportamento através das novas sociedades virtuais ou até mesmo efêmeras que se compõe a cada dia.
A arquitetura permitida é aquela que se adequa ao tempo, que formata espaços mais íntimos sem interferir no espaço público e suas relações entre o usuário x usuário x espaço são mais sucintas e importantes.

Arquitetura hoje não conforma apenas espaço, conforma caráter e inspirações.

Vale a pena sonhar, como os porta-aviões que são porta-diversão de um pós-guerra cultural onde o lastro ainda é repleto de microorganismos em água insalubre.