dezembro 03, 2006

Habitar animal

Prisão, oásis, esconderijo, auto construção, mutirões, vitrine
Os dométicos vivem em prisões oásis ou vitrines

Prisão: nascem para voar e são condenados à visão perpetua. Os canário-belgas são como os escravos ou pior como presos em presídios de segurança máxima não recebem visitas (e quando recebem é de pardais que roubam seu alpiste e ficam impunes). E para espantar suas mágoa eles cantam. A cantoria de uma música cíclica embalada pelos raios de sol que às vezes entra pela janela. Às vezes seu carrasco (o dono) o leva para outros ares em busca de uma canção mais extensa. A parte mais emocionante de suas vidas é o acasalamento que além de tirar o atraso, trocar o óleo, corre o risco de entre uma gaiola e outra a fuga, onde uma vida longa na prisão é trocada por algumas poucas horas de voou.

Oásis: pedras brancas, água brotando destas pedras e a vida recriada em uma espécie de prisão domiciliar.
Caranguejos, tartarugas, lagostas agora são de estimação. Vendidos em lojas de aquários com sua habitação, tudo que eles tinham na natureza agora em meio metro quadrado, se é que cabe. Isso quando não são confundidos com peixes e misturados no aquário, e é claro, morrem afogados nas vitrines cheias d’água.

Os selvagens da selva de pedra.

Nem tão selvagens assim, morram nas casas só que sem pedir para o dono humano. È aquele ditado “Esperto é o gato que já nasce de bigode e morram no telhado sem pagar aluguel” assim como os gatos, os ratos, calangos, moscas, piolhos(se é que existe piolho ainda), baratas, formigas ... , também dividi espaço nas casas, não como bichinho de estimação, mas como intrusos, fazer o quê?
De certa forma já fazem parte da casa, da família. Como exemplo disso, sempre morei em casas com dispença, quarto de bagunça, lugar perfeito para os ratos. Tinha ate um ratinho vermelho, por causa do chão de cimento queimado com colorante vermelho (vermelhão). Agora que moro em um “apertamento” sem quarto de bagunça, providenciamos um ramister.
Toda esta fauna doméstica deveria se espelhar nas abelhas, que além de cuidar do jardim ajuda no orçamento da casa com o mel.