dezembro 03, 2006

Mutação

A arquitetura transforma o homem, mudando seus hábitos, comportamentos, modos de vestir, pensar, agir, etc. Não mudou apenas a maneira de morar, mas a conformação do espaço, inovando-o a cada dia, deixando-o mais confortável, dinâmico, mutável, pessoal, acompanhando a necessidade humana.

Invadiu os espaços até então não ocupados, e os ocupou tanto, que atualmente as construções estão mais compactas, ideais para pessoas que tem a vida corrida e não passam muito tempo em suas casas “gaiolas temporárias”, que causam estresse pela falta de espaço. Os jardins e quintais, estão se extinguindo com o tempo, locais agradáveis que proporcionam o convívio entre pessoas, estão se perdendo com a nova conformação do espaço de morar. Locais onde antigamente se criavam soltos os bichos de estimação, estão dando lugar a novas construções, que a cada dia destroem mais as partes verdes existentes em nossas cidades, e algumas leis proporcionam que isso aconteça de forma natural como, por exemplo, o Plano Diretor do Município de Ipatinga, que quer transformar as áreas verdes e de Preservação Ambiental Permanente em áreas de Expansão Urbana.[1] Com o tempo possivelmente vamos ter que freqüentar os terraços jardim como forma de lazer e busca de espaços verdes, e admirar os pombos voando, e para os animais “selvagens” não se extinguirem teremos que começar a tratá-los como animais “domésticos”, pois os ”selvagens” conseguem se virar sozinhos, se não tiver alimento e água eles são capazes de sair de casa para se alimentarem, é só deixar a chave da porta em local que eles alcancem.

Sei que posso estar sendo irônica com a situação, mas acho um absurdo tratar animais fora do seu habitat natural, dentro de pequenas gaiolas. Seria legal fazer um programa intitulado “Um dia como animal de estimação”, onde uma pessoa que cria animais de estimação engaiolados trocaria de lugar, onde iria passar uma semana dentro de uma minúscula gaiola, que tem uma pequena vasilha de água e comida, acho que o programa seria um sucesso......



[1] Ver reportagem de José Ângelo Paganini intitulada: Plano Diretor de Ipatinga: o bom senso deve prevalecer...

Disponível em: http://www.jornalvaledoaco.com.br/not_vis.asp?cdCaderno=09&cdMateria=16889