abril 06, 2007

RESULTADO FINAL DO PLEITO

Após uma disputa acirrada e bastante produtiva na discussão, o resultado final da seleção dos textos para serem publicados em jornal de circulação regional no Vale do Aço é o seguinte:

Ctrl c / Ctrl v - Deon (selecionado no 1º turno) e,
Casas com código de barras - Natália Mendanha [3 votos]

os demais textos receberam
Deus é Arquiteto - Lili [2 votos]
Coletividade - Gisele [2 votos]

fiquei impressionado, surpreso e alegre com a seleção dos senhores - e como ela se pareceria com a minha, pra falar a verdade, se eu votasse haveria um empate: casa, deus e coletividade ficariam com tres votos, e na primeira votação eu votaria no CTRLc. É uma situação bastante complicada a escolha entre estes sete textos aqui citados e, creio que se tivesse que escolher ficaria em dúvida entre os quatro últimos - por isso achei ótimo não ter que dar o voto de Minerva como havia mencionado anteriormente -, todos tem muitas qualidades facilmente reconheciveis.

Talvez o que me faria escolher um texto em detrimento ao outro seria o formato, a linguagem utilizada e a proximidade entre os temas. Acho o texto Ctrl c / Ctrl v super interessante, crítico e sarcástico frente ao mercado de trabalho dos arquitetos e a produção de uma arquitetura vazia de significado fruto dos procedimentos de produção. O texto Casas com código de barras lida com a noção de marketing e consumo que é algo também muito bom de ser discutido num encarte voltado para a venda de arquitetura, materiais de construção e arquitetos e creio conversar muito bem com o texto do Deon.
O texto Deus é Arquiteto é incrivel, super critico, sagaz, gosto muito dele e do modo irônico - espero realmente que seja um texto irônico - que trata a onipotência ingênua do arquiteto sobre o usuário dos espaços produzidos, mas creio que não seja um texto que seria bem aproveitado naquele veículo de comunicação. O texto Coletividade tem uma discussão sobre identidade e ordem que me atrai muito, e há uma crueldade subliminar que eu acho muito boa; também gosto muito do ritmo que o texto vai conduzindo o leitor.
Os demais textos também são muito legais, críticos e complexos. Não escolheria estes textos devido aos seguintes motivos: poema sem graça - cidade sem cor, assim como Cotidiano digital, necessitariam uma explicação anterior a respeito do procedimento do Blog e também devido ao vínculo muito estreito com a ferramenta tecnologica e suas rotinas que não são habituais dos leitores deste encarte de jornal voltado para a construção civil; poesia demais também. O texto Autenticidade é muito bom, mas como o tiago já cansou de escutar é meio hermético demais - fato este que não acho que tenha que mudar -, mas é crueladade demais pedir para o leitor que lê, displicentemente, seu caderno sobre construção civil domingo de manha que entenda termos tais como "leitura fenomenológica da vida cotidiana contemporânea" ou que esteja interado sobre Alex MacLean ou Magritte.

parabéns aos participantes do novasteorias.blogspot.com pela discussão gerada e pela escolha imparcial dos textos.

aos selecionados, gostaria que:
1- revisem os textos,
2- proponham uma imagem para ilustrá-los com legenda e fonte
3- formulem um breve curriculum do tipo: fulano de tal é aluno do 9º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo do unilesteMG. Exerce atualmente o cargo de sei lá o que na prefeitura de sei lá onde...

6 Comments:

Blogger tiago d. carvalho said...

Oi pessoal do blog!
Gostaria de me desculpar por não ter participado da votação. Confesso que tive muita duvida em quem votar, pois as opções eram mto boas, e estava sem tempo para reler os textos.
Gostei mto do resultado.
Parabéns Nath e Deon!

12:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

sei que não votei, mas não gostei do resultado. tudo bem que é pra uma COLUNA DE CONSTRUÇÃO CIVIL (ai meu deus!!!!!!!), mas isso não é um motivo pra poesia ficar de fora. talvez isso seja um motivo para que ela entre. talvez seja isso que esteja faltando. o jornal já objetivo demais, sem graça demais para que o subjetivo fique de fora. não gostei do resultado. acho que é por causa de resultados assim que a arquitetura continua dura!

2:57 PM  
Blogger milenapais said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

bem ... acho que nem tenho mto (haha)ver com isso tudo, mas tenho poucas ressalvas a fazer. a primeira é meio engraçada e não sei de tantos carnavais que pulo até porque nem gosto tanto da folia em si. a segunda é legal pq nem sempre falamos de arquitetura outraqui (o que torna bem menos elitista a instrução {de dizer vir e ir} de quem possa vir discutir ou traçar metas para uma investigação em blogetal [o que é bem mais legal do que julgamentos semidesmedidos do que vivemos ou postamos por aqui]). o que fico feliz é ainda ter acesso confome nos foi permitido até mesmo postar após concluida a disciplina no semestre anterior. é bem legal! e tá ficando melhor. sobre o que escrevemos? ah ... é de certa forma a democracia brasileira que vivemos! e o mais engraçado? é que o carnaval de outrora soa bem mais tranquilo do que as revoluções administrativas que vivem ali, na renomada fazenda ...

10:45 PM  
Anonymous Anônimo said...

ps.: o jorge castro parece o pedro bial com as frases bem feitas e até poeticas!

"Caso amanhã o impasse continue, serei eu o voto de Minerva que vai decidir o outro texto a ser selecionado."

just joking man!

10:54 PM  
Anonymous Anônimo said...

ps.2: caras! textos fodamente bons! confesso que nao tenho conseguido acompanhar tudo e fica a ressalva de estar se (trans)tornando um blog de discussoes por fora da disciplina! show de bola!

10:56 PM  

Postar um comentário

<< Home