setembro 12, 2007

Existe solução?

No mundo hoje, muito se discuti sobre o caos no tempo, o tão chamado e proclamado aquecimento global, pois mudanças bruscas e contraditórias vêm acontecendo. Especialistas dizem que nas próximas décadas a temperatura mundial pode aumentar de 1,8° Celsius a 5° até no fim deste século, causando grandes fenômenos, como: o aumento da temperatura média dos oceanos, o derretimento de geleiras, causando invasão do mar em grandes cidades litorâneas e desertificação de muitas outras cidades, todas essas mudanças já acontecem em grande escala mundial. Portanto, saberá o homem viver nestas condições? Onde doenças, a falta de muitos vegetais (alimentos), desaparecimento de espécies e escassez de água serão em grande abundância.

Sabemos que o homem é um ser pensante, construtor de pensamentos, de idéias e possibilidades, capaz de solucionar grandes problemas e de se adaptar as condições existentes, pois as mudanças climáticas são irreversíveis, apesar de buscarem quase uma regressão da natureza. Não somos mais estagnados e sim seres evolutivos, como é feito no ramo da arquitetura, por exemplo, onde estão sendo feitas construções “bio” e “auto sustentáveis”, soluções estas mitigadoras, visando o menor impacto ambiental possível, e pensando também em soluções inovadoras que possibilitem o maior conforto do homem no espaço.

Vitruvius escreveu em “10 livros em arquitetura”, onde ele fala:

“Parece ser necessário desenvolver tipos de edificações de um jeito no Egito, de outra forma na Hispânia, ainda diferentemente em Pontus, bem como em Roma e assim por diante de acordo com as propriedades distintas de outras terras e regiões. Isto devido a que em uma parte do mundo a Terra é superaquecida pela ação do sol, enquanto em outra se situa bem distante dele, assim como em outra parte ela se situa em uma distância intermediária.”


Com as altas temperaturas caberão ao homem, as cidades subterrâneas, ou cidades com construções encravadas em rochas (como acontece em muitos países desérticos), onde o sol não é penetrante, pois ele aparece somente por meio de frestas ou rasgos na terra, portanto, as construções subterrâneas, camufladas do contato direto com o sol e mais perto de lençóis freáticos, proporcionarão lugares que possibilitará a maior confortabilidade. Porém, como assim está o mundo pelo caos hoje, amanhã, semana que vem, no próximo ano, tudo será a mesma coisa. Existe solução?




1 Comments:

Blogger jorge tanure said...

texto confuso, com problemas gramaticais e ortograficos. ultimo paragrafo intressante e com possibilidade de ter um recorte mais critico e novo sobre a questao. a desricao anterior das causas e efeitos do aquecimento sao dispensaveis

4:03 PM  

Postar um comentário

<< Home