setembro 11, 2007

Incongruências

O calor beirava os 40 graus. Isso foi há muito tempo, 500 anos atrás, quando o Brasil, recém-descoberto, descobria também a moda. De um lado, as índias passeavam com seu corpo praticamente à mostra. Do outro, senhoras de fino trato desfilavam com seus pesadíssimos e acalorados vestidos europeus. O calor permanecia, a moda não. Muitos bordados, laços, enfeites de ouro, pedras encrustradas, saias largas recheadas por várias armações e as mangas fofinhas introduziam o estilo europeu no Brasil. Por muito tempo, a moda brasileira foi sendo influenciada pela Europa, ora destacando os seios , a cintura, os quadris e pouco a pouco os excessos das décadas anteriores foram sendo eliminados e os modelitos estrangeiros foram sendo adaptados ao nosso clima. A moda ficou mais discreta e o corpo novamente mais evidenciado, assim como fora estabelecido pelos nativos.
Entendemos desta maneira, que o corpo evidenciava uma necessidade, que a moda conseguiu suprir, outros segmentos entretanto, como a arquitetura, permeou um caminho inverso: das cavernas aos edifícios "supermega" blindados...
Em virtude do crescimento desenfreado dos centros urbanos, aumentou-se a violência e visando proteger-se dela, as edificações foram se fechando cada vez mais. O corpo, no entanto, não modificou suas necessidades térmicas por causa da violência, as necessidades não só permaneceram como também ampliou a cada ano.
O corpo denota uma carência, manter sua temperatura estável a 36° C e se a arquitetura não supri esta carência, outros elementos são incorporados à ela para fazê-lo, aumentando assim o uso indiscriminado de ventilações e iluminações artificiais, criando paisagens também artificiais e obviamente vivências artificiais.
Talvez isso explica porque a depressão é a doença do século...
Se a moda explicita uma necessidade do corpo e se ela consegue até certo ponto antender a essa necessidade, porque a arquitetura também não o pode fazer?
Casa para o Low: posto de gasolina.
Para que precisamos de paredes, quando nossa intimidade é completamente invadida no orkut?
O crescimento maciço de fechamentos, justificado pelos nossos medos, não é coerente, sequer suficiente. Por muito tempo, o olho da rua, foi muito eficaz , porque agora nos enclausuramos para nos proteger?
Incongruências...







1 Comments:

Blogger jorge tanure said...

otimo, apesar d haver uma serie de erros historicos. mto bom tratar a moda como antagonista da arquitetura; poderia ser mais critica e menos descritiva

3:55 PM  

Postar um comentário

<< Home