setembro 26, 2007

RURAL = RURAL

RURAL = URBANO

Os espaços rural e urbano não podem ser compreendidos separados um do outro, pois são realidades que não existiriam isoladamente, tais espaços se relacionam. As classes sociais é o iria diferenciar o rural do urbano durante o capitalismo industrial, assim, o rural referia-se ao velho, e o urbano ao novo, o progresso.

A base para o entendimento do rural está nas particularidades de sua economia.
O espaço rural brasileiro se torna, diferenciado, de acordo com o grau de urbanização do local.

URBANO = PARQUE

Um parque urbano é um tipo de espaço livre de edificações, normalmente caracterizado como espaço público, onde há abundância de vegetação, mas localizado dentro de uma região urbana. Indústrias e residências são proibidos, e comércio normalmente é restritos a quiosques e vendedores ambulantes. Um parque urbano está ligado a um conjunto de equipamentos públicos de caráter cultural, propiciando também lazer e recreação aos habitantes da cidade.

PARQUE = CAMPO

O campo passa a abrigar de forma expressiva as atividades do tipo não agrícolas.
A crescente urbanização das áreas rurais do país, fato que é observado há tempos nos países desenvolvidos, imprime um novo significado ao campo.

CAMPO = INDÚSTRIA

A produção agrícola tornou-se um setor da produção industrial, o que fez com que as áreas rurais ficassem submissas às exigências do capital urbano-industrial. O fenômeno urbano foi acionado pela expansão do capital industrial. A explosão do urbano determina o predomínio das manifestações da cidade sobre a não cidade.

INDÚSTRIA = CIDADE

A indústria fez a cidade explodir e desencadear o processo de urbanização intenso, com a incorporação das periferias mais ou menos distantes pelo tecido urbano. O crescimento das cidades, a industrialização da agricultura e o transbordamento do urbano nas áreas rurais, no século XX, sugerem que a transição entre os espaços rural e urbano deve ser entendida de acordo com a formulação do espaço continuo.

TURISMO = ESPORTE = RURAL

O "Ecoturismo" virou moda, porém sua importância como forte alternativa econômica é relativamente recente. O que diferencia Ecoturismo do turismo convencional ("clássico" ou de massa) é que seja considerado como um tipo de atividade responsável, cumprindo princípios básicos de desenvolvimento sustentável.

O “Novo Rural” se apresenta como uma alternativa de ocupação e renda para um grande número de pessoas que sofrem com o desemprego urbano, e mesmo para aqueles trabalhadores inseridos no mercado formal urbano que se encontram pouco dispostos a arcarem com os elevados custos de moradia e transporte presentes nas metrópoles.

Dessa forma, vale destacar que seria impossível chegar a uma definição do que seja rural e urbano, já que as diferentes realidades sócio-espaciais clamam por adequações apropriadas e específicas.

Seria o fim do rural?

EDITADO 01.11.07