setembro 26, 2007

[con]urbano



[ rural + urbano + parque + campo + indústria + cidade + turismo + esporte ] =
ruraL / URBANo


Vou retratar uma experiência que passei recentemente no interior capixaba próximo ao município de Domingos Martins-ES, em um perímetro rural dessa região chamado Pedra Azul, um local que possui uma vasta rede de hoteis e pousadas, que investem pesado no turismo ecológico afim de atrair um público que procura lazer rural, descanso e um contato direto com a natureza.
Estava eu em uma dessas pousadas, afim de aproveitar as vantagens que o turismo ecologico proporciona, com o intuito de desascelar o cotidiano em que vivo. Mas como sou refém da vida urbana, do cotidiano acelerado e do mundo digital, é comum levar para as viagens o meu inseparável notbook (vulgo Maquina Urbana), foi quando ao liga-lo apareceu uma mensagem que me perguntava o seguinte:

- Você deseja conectar-se a maquina a uma rede sem fios (wireless)?

- fiquei muito assustado nessa momento!!! mas claro que aceitei, pois sou refém do mundo digital onde tudo se resume a combinações binarias, e garanto que você que está lendo esse conto também aceitaria, ou melhor não resistiria a essa indecente proposta!!!
messenger / orkut / gmail / b&h e quem sabe talvez até fazer uma compra no Mercado livre, em pleno matagal, ja pensou nessa possibilidade?

Ficou espantado ou se alegrou com essa invasão do mundo digital no meio rural, para uns um encanto, para outros um desespero, eu vejo nessa troca uma revolução das redes e dispositivos interativos digitais, faz parte da evolução!

Está mais que claro a impossibilidade de separar o rural do urbano do parque do campo da indústria da cidade do turismo do esporte, pois ao mesmo tempo que a vida, o cotidiano, os meios de comunicação do mundo que se diz urbano invadem o território do meio rural, este também invade o território urbano através dos parques temáticos, dos pesque-pague, dos hotéis fazenda, do carro que vende garápa no centro da minha cidade, a mais tempo so tomava garápa na roça.
Está tudo misturado, nao sei mais onde é urbano, nem onde é rural, esta tudo convivendo em uma constante troca por ambas as partes, interface entre rural e urbano.

1 Comments:

Blogger jorge tanure said...

bom, mas poderia ser mais critico; aprofundar mais nete conceito de fim de limites e praticas urbanas ou rurais

8:03 PM  

Postar um comentário

<< Home