setembro 24, 2007

Turismo rural aliada à educação ambiental

Em meio a um cenário mundial tão cheio de problemas e conflitos, surge uma alternativa de refúgio, descanso, tranqüilidade e descontração: o turismo rural. Que visa atrair a população oprimida pelo caos urbano, oferecendo a integração com a natureza, de uma forma mais intensa, atrelada a serviços simples e personalizados. Porém, é preciso implantar uma conscientização ambiental tanto nos turistas, como na comunidade local e nos proprietários de sítios e fazendas rurais. Pois para viver de forma sustentável, não se deve tomar da natureza mais do que ela pode repor. Obedecer estes princípios significa adotar estilos de vida e caminhos para o desenvolvimento que respeitem os limites da natureza.


O turismo rural deve buscar satisfazer as necessidades do momento, sem comprometer a capacidade de atender as gerações futuras. Esta atividade turística necessita se promover de maneira responsável, atuando com sustentabilidade, visando a conservação do patrimônio natural e cultural, desenvolvendo atividades lucrativas que possam garantir a sua manutenção e a melhoria da vida das comunidades envolvidas.


Uma forma de promover as necessidades do ser humano e preservar ao mesmo tempo o meio ambiente é praticando a Educação Ambiental. A sociedade e natureza de fato interagem afetando-se mútua e equitativamente, porém, ambas vitalmente importantes; crescem ou desaparecem juntas. Os seres humanos não são vítimas, nem senhores da natureza, mas guardiões de algo que não se deve ser explorado irracionalmente, nem permanecer totalmente intocado. Compreender isso é necessário para promover as ações, invenções e organizações sociais que respeitem a viabilidade, estabilidade e produtividade, tanto da sociedade humana como dos sistemas naturais nas suas milhares de interações.


A Educação Ambiental exerce um papel fundamental na formação da consciência ecológica e deve abranger a população em todos os segmentos da sociedade, pois pequenas ações do cotidiano da população, até mesmo de grandes centros urbanos, influenciam e podem comprometer a qualidade ambiental. Esta consciência ecológica é construída a partir da informação e de questionamentos sobre os problemas ambientais, como a poluição da água e do ar, o desmatamento e extinção de espécies, o efeito estufa, a utilização de agrotóxicos e a produção excessiva de lixo pelas populações.


Existem hoje empresas de consultoria ambiental capacitadas para preparar desde pequenos proprietários rurais até empresas de pequeno a grande porte, promovendo ações, invenções e organizações sociais que respeitem a viabilidade, estabilidade e produtividade, tanto da sociedade humana como dos sistemas naturais nas suas milhares de interações.