setembro 12, 2007

50°C

"O tsunami é uma onda gigante gerada por distúrbios sísmicos, que possui alto poder destrutivo quando chega à região costeira. Esta relacionado ao deslocamento do eixo de rotação da Terra provocado pelo aquecimento global do planeta."

"Os ecossistemas também sofrerão as conseqüências da mudança climática, e assim entre 15% e 40% das espécies vão ficar expostas à extinção, isto com apenas uma alta de 2% das temperaturas médias"


"Todo ano, áreas de 2.000 quilômetros quadrados se transformam em deserto devido à falta de chuvas."

"40% das árvores da Amazônia podem desaparecer antes do final do século, caso a temperatura suba de 2 a 3 graus."

"Prevê-se que os furacões sofreram aumento na velocidade dos ventos entre 5% e 10%, fator que, unido ao aumento das temperaturas dos mares, dobrarão os danos por catástrofes em países como os EUA."


"Haverá ondas freqüentes de calor parecidas às experimentadas há três anos na Europa, nas quais calcula-se que morreram 35 mil pessoas e as perdas agrícolas alcançaram US$ 15 bilhões."


A partir desta breve exposição, não é difícil concluir que o aquecimento global já está afetando nosso dia-a-dia .
Embora ainda não calculados, certamente os impactos econômicos já atingem o cidadão, o Governo e a iniciativa privada. Hoje já se gasta mais energia para manter a temperatura ambiente agradável que no tempo da infância de nossos avós. Isto só tende a piorar. Silenciosamente, os custos de vida tenderão a aumentar junto com a temperatura.
Foi preciso atingir economicamente para que as primeiras estratégias financeiras fossem pensadas. Obviamente, temendo encarar sua própria extinção, o homem começa a desenvolver técnicas que aumente sua expectativa de vida e que visem diretamente o setor financeiro do investidor. Atualmente o melhor mercado é o de energia renovável.
Assim surge o Protocolo de Kyoto que tem como objetivo buscar empresas interessadas no desenvolvimento de novas técnicas de energias renováveis como a biomassa, eólica, solar e outras. Estes empreendimentos poderão vender seus créditos de carbono ou receber um certificado de redução de emissão.
E são através de estratégias do mercado econômico que se encontra as brechas para que o arquiteto possa atuar, desenvolvendo técnicas e alternativas que se adequam a esse novo clima.

1 Comments:

Blogger jorge tanure said...

curioso, bom como conhecimento geral, mas pouco ou mto pouco de teoria, critica, ou novidade. nao ha uma articulação de pensamento critico no txt, apenas uma descrição de um projeto sustentaval. mto bom, eh bem verdade, mas este n eh o foco da disciplina

7:08 PM  

Postar um comentário

<< Home