outubro 24, 2007

Usu[ario]



Na arquitetura é comum a pre-existência de definições e funcionalidades dos elementos que à constituem, por exemplo "porta, janela, escada ... ", para tudo existe uma função que muitas vezes difere do uso.

Porta é geralmente entendida como uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede, permitindo a passagem de pessoas de um ambiente para outro.
As portas podem ser construídas de materiais diversos, embora a madeira (especialmente a compensada) seja o material mais popular. Outros materiais incluem o alumínio, o aço, o ferro e o PVC.
De acordo com seu desenho, as portas podem ser classificadas como as seguintes:
-Porta de uma folha.
-Porta de correr.
-Porta-balcão.
-Porta-deslizante.
-Porta de barro

Janela é uma abertura em um elemento de vedação arquitetônica, como uma parede. Ela possibilita a ventilação e insolação dos ambientes internos.
A palavra assumiu diversos significados devido a esta acepção, em geral relacionando-a com a idéia de vazio. Por remeter ao exterior, pode ser considerada como ângulo de visão, pois permite a entrada de elementos como luz e ar, mas também possibilita a extensão do olhar como um indivíduo que não participa da ação observada.

Escada é uma construção constituida por uma série de degraus, que se vencem andando, destinadas a ligar locais com diferenças de nível .
O degrau é composto do passo e do eretor, ou melhor piso e espelho.
- passo, cobertor ou piso - a lámina horizontal do degrau que é pisada. O comprimento do passo é medido desde a margem externa do degrau ao "eretor" vertical entre degraus.
eretor ou espelho - A porção vertical do degrau entre degraus. Este pode estar ausente para um efeito de escada "aberta".

Esses significados são apenas definições e funções primárias desses elementos aquitetônicos, porém o seu uso depende exclusivamente de quem for utilizar.

Exemplo simples que ocorreu na semana integrada, quando precisei de queimar um filtro de ar para fazer um luminária, usando a "lixeira pre-moldada", que já serviu de churrasqueira e que agora virou incinerador.
O uso está diretamente ligado à necessidade de cada usuário implicita numa ação (gesto), gerando a função num dado momento.



FOTO : Ramon Fassarella

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Porta
http://pt.wikipedia.org/wiki/Janela
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escada

1 Comments:

Blogger jorge tanure said...

e... acrescenta pouco e num tem lah mta critica, neh ramom. acho o exemplo e a foto tb n dos melhores...mas enfim, eh razoavel... vc tb usa uns termos qse q soh pela sonoridade, parece q estao fora de contexto

2:28 PM  

Postar um comentário

<< Home