outubro 03, 2007

= RURBANIZAÇÃO

O crescimento acelerado das cidades, a modernização da agricultura, a invasão do campo pelas indústrias e as facilidades de deslocamento (físico ou virtual), dissolvem as fronteiras, resultando em uma constante e intensa relação, entre urbano e rural.
Como conseqüência dos acontecimentos supracitados, ocorre uma diminuição de empregos relacionados diretamente á agropecuária.
O êxodo rural é constante, tendo em vista que a automação dos processos de produção reduz cada vez mais a mão-de-obra, porque conseguem resultados mais eficientes e lucrativos, sob menores custos. Apesar disso, muitos trabalhadores ainda permaneceram no campo, porém, deixaram de trabalhar exclusivamente com a agropecuária, buscando outras atividades geradoras de renda, assim como outros modos de vida, antes pertencentes apenas, à população urbana.
Respondendo a demanda, que surge como conseqüência da redução da qualidade de vida nos centros urbanos e o alerta cada vez mais enfático dos cientistas e profissionais da saúde, que despertam em parte da população urbana uma consciência ambiental [medo/moda], exigindo um contato mais íntimo com a natureza, surge no campo, outras alternativas de esporte e lazer. Entre elas estão, os passeios a cavalo, as trilhas para caminhada ecológica, downhill, montainbike, escotismo, pesca esportiva e o uso da paisagem e tranqüilidade do campo como recurso terapêutico.
A maioria das novas atividade econômicas desenvolvidas na área rural, serve de suporte para o turismo (ecoturismo), ou melhor, para a interação campo/cidade. São exemplos: hotéis-fazenda, restaurantes, pesque-pagues, clubes, produção de artesanatos, criação de animais exóticos, cultivo de plantas ornamentais, resorts, chácaras de lazer, etc. Novos empregos, também surgiram nesse contexto, como o de guia turístico, contador, prestador de serviços, secretárias, administradores, personal trainer, etc.
Ocorre também, a fixação em perímentros urbanos, de residências de habitantes da cidade, que passam a morar um pouco mais distante, retornando, em razão do seu trabalho. Essa ação ocorre, como tentativa de amenizar os impactos causados pelos problemas urbanos.
Segundo Gilberto Freyre, essas transformações podem ser definidas através do conceito de Rurbanização: “Um processo de desenvolvimento socioeconômico que combina, como formas e conteúdos de uma só vivência regional – a do Nordeste, por exemplo, ou nacional –a do Brasil como um todo – valores e estilos de vida rurais e valores e estilos de vida urbanos. Daí o neologismo: rurbanos. [...] Numerosas populações poderiam viver com vida mista: juntando a urbanismos, ruralismos como que desidratados sem deixarem de corresponder ao apego que parece haver na maioria dos seres humanos a contatos com a natureza. Com a terra. Com a água de rios, com árvores, plantas e até matas”¹.
Não é possível desvingular, RURAL de URBANO de PARQUE de CAMPO de INDÚSTRIA de CIDADE de TURISMO de ESPORTE, uma vez que todos são ingredientes da realidade do mundo atual.


1-Novas Reflexões em Torno de uma Reorientação para o Desenvolvimento Brasileiro: a
Rurbana (1982a). In: Rurbanização: Que é?Recife: Massangana, 1982.



4 Comments:

Blogger jorge tanure said...

otimo; articula pensamento de modo amarrado e bem concatenado; desenvolvimento bastante interessante. interessante a exposição de praticas urbanas camufladas de rurais e o elo constante entre as areas de campo e de cidade. enfim, txt s gdes mirabolancias formais, mas bastante correto e critico e d conteudo interessante; mto bom mesmo

8:04 PM  
Blogger Unknown said...

Nossa muito bom...adoreii interessante muito bOm!!!

9:24 AM  
Anonymous hehe provas said...

aDOREI ESTE SITE PQ ME AJUDOU MUITO PARA A MINHA PROVA DE GEOGRAFIA!!!!!!!!

OBRIGADA

3:22 PM  
Blogger Mayorca tecnologias said...

Salvem as florestas e biomas, afastem a civilização das áreas nativas que ainda existem (combatamos a expansão predadora das cidades e zonas rurais). Existe única solução, única esperança, conheçam, apoiem, está aqui: www.amayorca.blogspot.com.br

4:56 PM  

Postar um comentário

<< Home