outubro 04, 2007

Cidade + Favela +Tour


Cidade ...Complexo demográfico formado, social e economicamente, por uma importante concentração populacional não agrícola, i. e, dedicada a atividades de caráter mercantil, industrial, financeiro e cultural; urbe. Favela..... Conjunto de habitações populares toscamente construídas (por via de regra em morro) e desprovidas de recursos higiênicos.Tour........ Viagens, circuito, roteiro.A peculiaridade de cada cidade se transforma em um potencial turístico. No Rio de Janeiro, a favela se tornou uma das atrações convencionais da cidade e seu público alvo são os gringos. Nos morros existem agências alternativas como a Jeep Tour que transformam os passeios em verdadeiros safáris, encarregando-se de todo o roteiro e transporte. Roteiros: Favela da rocinha + Floresta da Tijuca / Floresta da Tijuca + Santa Teresa / Corcovado + Santa Teresa + Floresta da Tijuca + Favela da Rocinha. Por outro lado o "favelatour" auxilia aos moradores e comerciantes dos morros cariocas a complementarem a renda, através da venda de produtos (artesanato, blusas e outros). O turismo é uma alternativa econômica lucrativa e também um agente de transformação social, além de criar um intercâmbio cultural.
Muito mais do que um intercâmbio, este turismo gera esbarros, integrações, contaminações, não apenas no âmbito do seu território, as favelas " transbordam os terrenos que elas ocupam"¹, mas também nas diversas relações que os moradores da favela estabelecem com o restante da cidade. Na escola de samba, por exemplo, não há segregação social, a contaminação é inevitável, a mistura cultural é eminente, evidenciando claramente o conceito de comunidade, onde grupos de organismos independentes partilham o mesmo meio ambiente e interagem. Há outras maneiras de ampliar esta aproximação, que o acesso pelo jeep tour não possibilita, de moto, táxi ou à pé, diminui-se o estranhamento entre gringos e bichos (moradores). O percurso é muito importante nesse momento, é onde conseguimos vivenciar realmente o espaço, possibilitando uma experiência espacial e sensorial que se difere da cidade formal, que é marcada por referências e por configurações pré-estabelecidas. Acredito no turismo como um instrumento que aproxima e integra valores, gerando diversidade cultural e não em expedições que se transformam em safáris, ampliando ainda mais a segregação social.

2 Comments:

Blogger La Maya said...

Meninos, só agora descobri o blog de vcs através da página do GGK!
Essa disciplina [Novas Teorias] acontece em determinado período ou funciona como uma optativa? Quais os pré-requisitos?
Já estão devidamente linkados,
grande abraço, saudades!
Lúcia

5:58 AM  
Blogger jorge tanure said...

mto bom hein monique. texto bastante interessante, apesar de n fazer uma ligacao direta c o tema, mas apresenta uma leitura mto boa das dinamicas atuais sociais, economicas e culturais carioca

8:13 PM  

Postar um comentário

<< Home