outubro 03, 2007

rural <-> urbano

RURAL = URBANO + PARQUE + CAMPO + INDUSTRIA + CIDADE + TURISMO + ESPORTE

Urbano – Relativo ou pertencente à cidade.
Cidade – Complexo demográfico formado, social e economicamente, por uma importante concentração populacional não agrícola, dedicada a atividades de caráter mercantil, industrial, financeiro e cultural.
Rural – Pertencente ou relativo ao, ou próprio do campo; agrícola.
Campo – Extensão de terra sem mata e que tem ou não árvores esparsas. Terreno extenso e mais ou menos plano que tanto se pode destinar às pastagens do gado como ao cultivo agrícola.


"No Norte de Minas, há duas opções para o escoamento da produção: Bahia ou Belo Horizonte. É preferível ir para BH com a estrada recapeada do que catar buracos até Salinas." Orlando Machado, presidente da Associação dos Irrigantes do Norte de Minas, em entrevista ao Jornal Estado de Minas, em 1.º de Outubro de 2007.

Não pode existir cidade sem o campo, deste são extraídos os recursos naturais tanto para sua evolução quanto para o sustento daqueles que nela vivem. Tal relacionamento depende da criação e manutenção de conexões que facilitam as trocas necessárias para a sobrevivência de ambos; enquanto o campo fornece à cidade o produto agropecuário, esta o devolve em forma de produtos industriais, como máquinas e ferramentas.

Que estranho relacionamento! O homem da cidade, oriundo do campo, não consegue deixar sua origem; mesmo que queiram, aqueles que detestam "ir pro mato" nunca deixaram de ter contato com o campo, pois todo o bem que venham a adquirir sempre terá ligação com a casa de origem. Mas muitos adoram usar o feriado para se refugiarem em um sítio, ou cachoeira, ou numa pousada à beira-mar. O contato com a "natureza" é importantíssimo para o ser humano; é como se voltásse-mos ao jardim do Éden, onde o exaustivo trabalho do dia-a-dia não existiu. Os vestígios do rural está nas casas, pois rara é a casa que não possui ao menos um vaso, com um cacto que seja; está ali o simbólico Éden.

Toda nossa malha urbana, e as conexões com o rural - sejam elas vias de transporte rodoviário, ou no simples símbolo dos cactos caseiros, nos conduzem a este mundo que parece bilateral, mas que se completam e até hoje não conseguiram ser independentes.

1 Comments:

Blogger jorge tanure said...

mto bom partir de conceitos claros dos trermos tratados p depois desconstrui-los. citar jornal explicitamente tb eh bem legal neste txt pois da um lastro bacana ao assunto. jah o desenvolvimento do txt eh bem questionavel, ou talvez nao.

7:57 PM  

Postar um comentário

<< Home