novembro 28, 2007

350 Palavras

Uma Palavra (Chico Buarque)

Palavra prima
Uma palavra só, a crua palavra
Que quer dizer
Tudo
Anterior ao entendimento, palavra

Palavra viva
Palavra com temperatura, palavra
Que se produz
Muda
Feita de luz mais que de vento, palavra

Palavra dócil
Palavra d'agua pra qualquer moldura
Que se acomoda em baldo, em verso, em mágoa
Qualquer
feição de se manter palavra

Palavra minha
Matéria, minha criatura, palavra
Que me conduz
Mudo
E que me escreve desatento, palavra

Talvez à noite
Quase-palavra que um de nós murmura
Que ela mistura as letras que eu invento
Outras pronúncias do prazer, palavra

Palavra boa
Não de fazer literatura, palavra
Mas de habitar
Fundo
O coração do pensamento, palavra

Verbos, predicados, sujeitos, adjetivos... Palavras, não são como letras distribuídas numa folha qualquer, mas, podem ser um jogo de palavras, podem combinar, dizer algo, sendo uma forma de expressão, que podem nos remeter ao questionamento, a uma nova teoria e fazer que sejam sentidas por aqueles que o lêem, independente da mensagem que carregam.

Horas de desalento, solidão, em que tudo fica mudo, branco, pois as palavras não vêm, se o texto é curto, aumento para ser entendido ou decifrado por aqueles que o lê.

Palavras conceituadas, que formam novas teorias, podendo ser rápidas ou atrasadas, discursões determinadas em tempo, em notas, em palavras (mínimo de 350 e máximo de 450 palavras), contadas uma a uma, na indecisão do certo e o errado, pensamentos críticos e possibilidades de discursões nos diálogos dos comentários e sobre as teorias impostas pelos alunos em arquitetura.

O objetivo do trabalho é o exercício da palavra escrita, o desenvolvimento e a sustentação de argumentos teóricos, de encontrar o problema, criar as condições de como o problema é determinado, dispondo os seus termos e meios de encaminhamento. Ir ao cerne do problema enfocado, avaliando a coerência de posições teóricas (ou seu sentido) e levantando questões que podem ajudar a esclarecer a problemática discutida

Arquitetura também é palavra, às vezes entendidas, outras não, concretas, abstratas, subjetivas, incertas, inconseqüentes, incensata e outras vezes ousada, palavras estas que cruzam e determinam os conceitos da vida.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3:55 PM  
Blogger jorge tanure said...

otimo

4:43 PM  

Postar um comentário

<< Home