novembro 29, 2007

Ligação

Foi em dezembro deste ano, que tive um problema de esgoto por aqui. O caso foi grave, tal qual o que está ocorrendo nos últimos dias: refluxo do esgoto da rua para dentro do quintal da minha casa. Motivo? Galeria de esgoto da rua entupida.É claro que acionei o 'Serviço de Emergência' daCOPASA através do 165. O prazo de atendimento de emergência, no entender da COPASA, é "de uma a dezoito horas" após o registro do chamado. Estou aguardando há trinta e duas horas, no momento que escrevo este 'post' e até agora... nada!Nada, não! O esgoto, excrementos que continuam vazando lá no meu quintal, firme e forte, para alegria, felicidade e júbilo de toda a minha vizinhança, que comigo compartilha esta verdadeira odisséia que é aguardar a presença da 'Equipe de Emergência' da COPASA em nossa rua para solucionar o problema.No ano passado, quem resolveu a questão foi a 'Ouvidoria da COPASA', depois que alguém leu o registro do descaso e tomou as providências.Desta vez, para o meu azar, não posso contar com eles. Hoje é feriado em Ipatinga e o povo deve estar comemorando a "Consciência Negra", pois ninguém atende ao telefone por lá.Enquanto isso, negra vai ficando a situação por aqui. Até a chegada de uma equipe de reportagem local, é claro. Para esses casos eles são mais eficientes que a COPASA pode ter certeza disso...

... 64 horas depois...

Isso mesmo! Sessenta e quatro horas, foi o tempo que a COPASA demorou para atender o 'chamado de urgência' na desobstrução da galeria de esgoto em minha rua.Conseqüentemente foram cinqüenta e quatro horas de excrementos (dos mais diversos tipos, cores, formas e tamanhos) e uma variedade infinita de absorventes higiênicos usados que tive o desprazer de conhecer e conviver aqui no meu quintal.Retirei três sacos (de 60 litros cada) com detritos do meu imóvel. Imagine só a situação eu ali ensacolando algo que já foi meu e fez parte de mim. Parece nojento, alias é nojento, mas tive que me submeter a isto. Até o momento não recebi nenhum retorno da 'Ouvidora da COPASA', Josefa Magalhães. Foi por isso que também escrevi para o presidente da empresa.Na mensagem pergunto o que ele acha como presidente de uma das maiores estatal, de um 'atendimento de urgência' que demora mais de sessenta horas para acontecer...Não sei se ele vai responder ao meu e-mail. Só sei que, da próxima vez, ligarei direto para o "Homer Simpson". Estatal tem que ser gerenciada por pessoas atenciosas e responsáveis com o público. Senão, desestatiza e privatiza, oras! Privada por privada prefiro a minha desentupida.