novembro 29, 2007

Sobreviva CAU

Para mim a maior das teorias nos últimos tempos é a que menciona o término do CAU – UnilesteMG. Uma teoria que amedronta até os mais céticos. Quem foi o autor da teoria? Ninguém sabe ao certo, é como esse tal de sistema capitalista, que ninguém vê, ninguém conhece seu criador, mas todos sabem que existe e o sentem. Parece ser mais palpável a cada dia que se segue. E o que sobraria?

Sobrariam saudades
Saudades das aulas de desenho com o Tanure, onde olháva-mos para aquelas coxas de frango cruas que pediam para que déssemos vida a elas através do desenho, desenhos outrora criados como perspectivas pela dupla Fé + Fred. Desenhos que no CAD enchem-se de cores com os variados layers, bem como nos ensinou o Caldeira, ou que ganham vida nos vídeos ensinados pelo Tande + Marcelo Maia. Nossa, lembro-me das primeiras aulas de informática do curso, com a dupla Tande + Silvio Todeshi.


Em algumas vezes os desenhos se transformaram em engenhocas arquitetônicas, não é mesmo Adi + Adriano? Engenhocas que sempre fizeram parte da história da arquitetura, pelo menos vimos com Josana, Isa, Ana Paula, Bruno Massara e Renata. Não apenas engenhocas, mas vários períodos pelos quais a arquitetura se manteve - independente da época ela simplesmente se adaptava, respondia ao contexto. E voltando às engenhocas, não tem como deixar de lembrar do Tio GGK, até o nome é engenhoso. Tão engenhoso quanto aos edifícios complexos do Dr. Cássio Lucena, e às luminárias da Carla, e também aos interiores ensinados pelo Mestre Augustin. Que patrimônio foi construído! E que precisa muito ser preservado, pelos menos na memória. Patrimônios discutidos n vezes por Luciana + Simone, ah Antônio Dias. Não lembraremos muito das siglas, mas guardaremos as lembranças de Cristiano Ottoni, com seus PSDB, PFL, B12... além de seus ditados que parecem ser tirados da internet, fantásticos. E o Low? Dá até pra lembrar da prova final de Estúdio 3, que loucura! Simplesmente foi solicitado 01 planta + 01 corte + 01 fachada + ... isso tudo de x ambientes. Só deu tempo na verdade de assinar o nome, mas que dá saudades dá! Um grande abraço Low!

É, sentiremos saudades dos exos, dos estúdios, das coxas de frango cruas do general (brincadeira) Tanure; dos "E se..." do Canuto; dos cálculos do Caldeira e Adão; das planilhas da Risia; das histórias da turma Isa, Ana, Josana, Massara e Renata Cançado (Opa, escapuliu); do design do Tande; das fotos do Maia; das siglas do Ottoni; do detalhamento do Cássio; das luminárias da Carla; do conforto da Alessandra; do som da Dani; das cores do Augustin; das casas do Low... É tanta gente e tanta memória!

Espero que só seja teoria, pois para mim a vivência é melhor que as lembranças, e estar por perto é melhor que MSN, pois caso fosse verdade seria realmente a Teoria do CAUs.

Enquanto isso, vamos trabalhando para aumentar a bagagem para possíveis lembranças, lembranças que com certeza estão percorrendo o mundo, seja na Angola, ou em Barcelona, seja em BH ou em Antônio Dias. É como o Efeito Borboleta, o que ocorre em Barcelona pode ter impacto no Caladinho.

3 Comments:

Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

10:27 AM  
Blogger Unknown said...

Gostei mto do texto...boas lembranças!!!! aproveitando a fase saldosista em q os alunos se encontram, pra dizer q a ex-aluna aki, já está com saudades!!!! de tudo o q tá no texto e um pouquinho mais!!!!
Natasha...tbm foi uma grande professora e coordenadora!!!!
Minha frustração é não ter dito aula com o Adriano...uma pena!!! mas mesmo assim aprendi com ele!!!

10:27 AM  
Blogger leila figueiredo said...

eita, não sei nem muito bem o por que mas acabei esbarrando aqui no seu texto Alessandro e me emocionei, não esperava as 21:27 de um domingo pos carnaval me emocionar com o Cau Unileste - bonito isso!!!

9:26 PM  

Postar um comentário

<< Home