dezembro 04, 2008

EFEITO DAS LOGOMARCAS

EFEITO DAS LOGOMARCAS
O advento do automóvel transformou o homem pedestre em homem do automóvel provocando um movimento de veículos que forçou a origem de uma arquitetura específica, tanto nas grandes rodovias como nos grandes centros.
À beira das grandes rodovias surgem mega-postos de abastecimento que apropriam da oportunidade do movimento para explorar o comércio, que pode ser do mais variado possível – além do combustível para os veículos, o combustível para sustentar fisicamente o indivíduo – digo isso, pois o que atrai aqueles que passam, muitas vezes em alta velocidade, é aquilo que seus olhos conseguem captar. Daí a importância da logomarca, onde se pode assimilar com puro reflexo o que a imagem quer expressar. Por exemplo, onde se ver uma placa do Mac Donald já se sabe que ali é um lugar de lanches, e por aí vai...
Não é nada diferente nos grandes centros onde a necessidade de atração aos clientes passa por um simples olhar.
Também o crescimento populacional dos centros urbanos forçou uma nova disposição para as fachadas dos edifícios. É necessário atrair quem passa ao seu entorno; ou até mesmo filtrar os clientes que se interessa.
Daí a grande necessidade de um investimento nas fachadas com vidros e iluminação e algo mais atraente que faça o cliente ter uma imagem que fique registrada em seu subconsciente, e que de um modo subliminar chame sua atenção.
Também existe um aspecto que julgo importante: a logomarca que gera o fluxo na cidade. Além dos logotipos que direcionam o trânsito dos automóveis, existem os que direcionam os pedestres: aqueles que estão no asfalto das ruas, como as faixas de transposição, os sinais nos semáforos para ciclistas e pedestres, além daqueles para os veículos, a própria fachada de um edifício que se torna referência para muitos como: “aquela loja perto daquele edifício de granito bege”... E por ai vai a grande contribuição que se pode obter das logomarcas ou simplesmente das marcas que referenciam o dia a dia do sujeito que transita, tanto de carro como de bicicleta ou até mesmo à pé nos grandes centros como também nas grandes rodovias que se avançam cada Vaz mais com a modernidade da comunicação. Se isso é bom, não sei, mas é bom que se torne eterno até que surja algo para substituí-los com eficácia.