dezembro 04, 2008

ESPAÇOS ABANDONADOS

Enquanto se pensa em criar suntuosos edifícios ou “modernas” residências, existe algo que me preocupa: o que se fazer com os espaços esquecidos?
Para mim “espaço esquecido” é aquele que incomoda que chama a atenção por sua ociosidade ou até mesmo por seu abandono. Vários são os exemplos de espaços nesta situação em nossa região...
O que fazer com um edifício vazio, ocioso sempre foi a indagação que me vem à mente quando olho para edificações abandonadas, esquecidas, talvez, pelo próprio tempo, ou por seus proprietários, sem uma utilização específica que pudesse justificar sua execução ou o para que está ali!
Surge assim a idéia de transformar esses espaços em uma área onde a comunidade pudesse explorá-lo, de forma polivalente, ou seja, usufruir um ambiente de várias maneiras de acordo com suas possibilidades ou necessidades da população.
Essa idéia de transformação de um espaço “abandonado” com o máximo de possibilidades de utilização pode ser algo possível de se alcançar. O que atrapalha, muitas vezes, é o falta de interesse ou egoísmo de certos proprietários que não abrem mão de seus espaços ociosos – com certa razão, talvez, em função de leis que poderia fazer com que percam de vez tais espaços. Mas o que incomoda é a existência de tais espaços e muita gente sem ter onde morar, divertir, se socializar e muito mais.
Outras idéias podem até surgir, u até mesmo já existam e estão sendo praticadas; o certo é que devemos nos conscientizar da existência de tais situações e praticarmos um fim mais proveitoso para eles; não que eu seja contra ao surgimento de novos espaços modernos e inovadores, mas sou também a favor de se modificar o que não está sendo producente.