dezembro 03, 2009

Acústica na atualidade - tema 7

Atualmente, quando se fala de acústica na arquitetura este assunto ainda é meio obscuro se comparado a questões como design e estética. Este assunto é desconhecido tanto por leigos quanto por profissionais da arquitetura.

Pode-se ver que a população em geral quando vão construir ou reformar um imóvel, mesmo sem terem um conhecimento técnico sobre projetos, se preocupam com a parte estética baseado naquilo que conhecem através da mídia (TV, internet, revistas, etc.) que valorizam muito aquilo que se vê.

O som por ser invisível muitas vezes é deixado de lado. As questões de acústica além de serem complexas, são pouco divulgadas, de forma que não é possível conhecer a importância de um projeto acústico.

“Os conhecimentos científicos e os experimentais, na área da acústica, são atualmente bastante completos, mas excessivamente complexos para fazerem parte de cursos mesmo os superiores de graduação nas áreas das engenharias e das arquiteturas, nos quais esta matéria é em grande parte negligenciada ou até mesmo inexistente. (COSTA, 2003, p. V)”

Já pude ouvir de pessoas não entendidas no assunto, que para se solucionar problemas acústicos nos ambientes basta fazer a instalação de espumas absorventes em todo o recinto. Absorção sonora não é a única forma de se fazer um tratamento acústico, até mesmo quando realmente se necessita de absorver o som, os métodos se diferem para sons graves e agudos.

Isto demonstra que além de serem mais divulgados, os conhecimentos a esse respeito precisam também de ser apresentadas de forma que facilitem a compreensão, tanto dos leigos quanto dos arquitetos.

COSTA, Ennio Cruz da. Acústica Técnica. 1ª Edição. São Paulo: Ed Edgard Blücher, 2003. ISBN 85-212-0334-9. 127p.