dezembro 02, 2009

O surgimento dos motéis e os motéis brasileiros

Motel é uma palavra de origem inglesa e foi formada a partir da aglutinação das palavras motor hotel. Seu significado de acordo com Aurélio Buarque de Holanda apud Guimaraens e Cavalcanti, é de um “hotel situado à beira de estradas de grande circulação, dotado de apartamentos ou quartos para hóspedes, estacionamento para automóveis e, às vezes, restaurante.” (GUIMARAENS E CAVALCANTI, 2007, P.31)


Em diversos países, o termo motel tem um significado diferente. No exterior ele é associado a um hotel econômico destinado a automobilistas, e os quartos geralmente tem acesso direto ao estacionamento. Já no Brasil, além da hospedagem, os motés são conhecidos porque “as pessoas geralmente vão até ele com o objetivo de manter relações sexuais e não necessariamente para conseguir alojamento” (SOUTY, 2008). Isso acontece porque esse tipo estabelecimento geralmente não cobra o valor da diária, e sim o valor das horas de permanência, perdia ou pernoite. Além disso, são oferecidos os mesmos serviços dos hotéis: alimentação, bebidas, TV, rádio, garagem, banheiro com chuveiro ou até mesmo com banheira de hidromassagem, e até mesmo serviços diferenciados como a venda de preservativos, espelhos no teto, aparelhos de DVD com vídeos eróticos, decoração temática, pista de dança, sauna, piscina...


O conceito de motel destinado à encontros amorosos surgiu no Brasil na década de 60, pois os hotéis não permitiam estadias de curta permanência. Para fugir então das vigilâncias policiais, os empresários resolveram se inspirar nos modelos dos Estados Unidos, onde os motéis se localizavam próximos às estradas. O primeiro estabelecimento desse tipo, surgiu em 1968 em Itaquaquecetuba, em São Paulo: o Motel Playboy. Devido à alta rotatividade destes estabelecimentos, apareceu nos anos 70 o termo Rotel, que não é muito utilizado atualmente. (COLAVITTI, 2007, apud, MURTA, 2008)


De acordo com Souty (2008), os motéis de hoje em dia representam uma época em que as pessoas procuram o conforto, luxo e erotismo além de apenas uma opção de hospedagem. “As pessoas buscam num motel o diferencial que não conseguem ter em suas casas.”


A decoração é um dos principais atrativos, mas pode ser destacado também o sigilo, os apartamentos com garagens individuais, a ante-sala para refeições, a rapidez no atendimento, os preços mais baixos do que os hotéis, a privacidade pela falta de contato com outras pessoas e consequente falta de formalidade, e os profissionais treinados para atender com discrição (EXPOMOTEL, 2006).


O motel, entendido como instituição destinada à relações sexuais, pode ser considerado como uma forma legítima de expressão cultural brasileira, ao ponto de que, o mesmo espaço em outra cultura não possui o mesmo significado.

8 Comments:

Blogger Unknown said...

Ola estou fazendo meu tfg sobre moteis qe gostaria de saber onde encontro esse souty para pesquisa, você sabe??? Aguardo resposta

11:24 PM  
Blogger Lsiebra said...

tb gostaria de saber, estou fazendo meu tfg sobre móteis. meu e-mail é lucianosiebra@gmail.com

9:36 PM  
Blogger Sara said...

Eu acho que isso é muito necessário, sem essas coisas do nosso país não poderia crescer nada, então eu acho que é necessário que todas as cidades têm infrasestructura como hotéis em sp

11:59 AM  
Anonymous Anônimo said...

oie, você poderia me dizer quais as referências bibliograficas vc usou ?? preciso fazer um artigo e isso seria de grande ajuda
meu email é
nathyellebandeira@hotmail.com

11:08 PM  
Anonymous Jacqueline said...

Olá,
Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre moteis. Se puder me passar suas referências bibliográficas ficaria muito grata.
meu e-mail: jacque_souza_@hotmail.com

7:33 PM  
Blogger Unknown said...

voce por favor poderia me enviar as referencias citadas. Meu e-mail é jessianeoreliojeise@outlook.com.br.

11:04 AM  
Anonymous Maria Elayne Gama e Silva said...

Olá,
Estou fazendo meu trabalho de conclusão de curso sobre motéis. Se puder me passar suas referências bibliográficas ficaria muito grata.
meu e-mail: elayne_gama@outlook.com

11:34 AM  
Anonymous Anônimo said...

estou fazendo um projeto sobre moteis e preciso desse COLAVITTI, 2007, apud, MURTA, 2008 para colocar nas minhas referencias, me manda ? suzany.morais19@gmail.com

10:22 AM  

Postar um comentário

<< Home