novembro 13, 2006

Terras além mar....

A humanidade tenta controlar a força do oceano desde tempos pré-históricos. Existem evidências de que os homens se lançaram ao mar em viagens de comércio e exploração há, no mínimo, 10 mil anos.

A história da navegação no mostra que o mar sempre desempenhou um papel importante em nossa existência e evolução.

Além do mar ser responsável pela nossa existência e evolução, ele também pode ser considerado um grande desafiador da nossa espécie, pois o homem sempre buscou e busca meios de estar atravessando-o, se aventurando nele e lucrando.

Primeiro, com toda a vontade de estar buscando sempre mais e não se contentando com os limites da exploração territorial, o homem inventou os barcos e navios, para conseguir alcançar as terras além mar.

Segundo, após se familiarizar com o mar e aprimorar as técnicas de navegação existentes, homem começou ir além dos limites do corpo, com o mergulho e com os esportes radicais, desafiando o que as possibilidades o permitiam até então.

E terceiro, com a busca de lucro, o homem enxergou o mar como um ótimo cenário para a exploração e conseqüentemente devastação, com as plataformas petrolíferas (os navios cargueiros que derramam centenas de litros de óleo), com a pesca (a extinção de animas da fauna marítima) e com o turismo flutuante com muita diversão para os tripulantes, que a cada temporada mais e mais turistas experimentam dessa nova maneira de viajar (toneladas de lixo e esgoto jogados ao mar).

E o mais legal de tudo com toda essa evolução do homem em busca de terras além mar, nós sofremos todas as conseqüências, e como sempre foi e será, os mortais que podem usufruir do mesmo o tipo de diversão em terra firme, preferem continua lançando ao mar os seus dejetos humanos, e nós continuarmos a nos banhar na costa brasileira....