março 18, 2007

Coletividade

É tudo igual. É um conjunto.
São quinze casinhas em lotes completamente gramados. As fachadas são em tons de azul e cinza e os telhados são de duas águas.

As características se (re)organizam.
São quinze casas amplas em lotes completamente gramados ora com árvores, ora com arbustos. Três desses lotes possuem limites. Um é limitado por uma cerca branca e os outros dois têm cerca viva limitando seu espaço. Três das quinze casas têm telhados na cor azul escuro, sendo que duas têm fachada branca e uma tem fachada azul claro. Três das doze casas “restantes” têm telhados de cor cinza, sendo que duas têm fachada branca e uma tem fachada cinza claro. Três das nove restantes têm telhados de cor cinza escuro, sendo que cada uma delas tem, respectivamente, fachada na cor branca, cinza escuro e cinza claro. Três das seis restantes têm telhado cinza “médio” e fachada azul claro. Duas das três restantes têm telhado azul “médio”, sendo que uma tem fachada azul claro e a outra tem fachada cinza claro. Há ainda a última casa, com telhado marron e fachada bege.

Cada casa é única.
Existe uma casa com carro, e essa, tem sua garagem aberta. Existe ainda uma outra casa com um escorregador no quintal para as crianças. Em uma terceira casa, há, além de um escorregador, um balanço. Em outra casa, tem uma área de convívio externa com alguns bancos e poucos arbustos.

“As coletividades (ou aqueles que a dirigem), como os indivíduos que a elas se ligam, necessitam simultaneamente pensar a identidade e a relação, e, para fazerem isso, simbolizar os constituintes da identidade partilhada (pelo conjunto de um grupo), da identidade particular (de determinado grupo ou determinado indivíduo em relação aos outros) e da identidade singular (do indivíduo ou do grupo de indivíduos como não semelhantes a nenhum outro)”.[1]

[1] AUGÉ, Marc. Não-lugares: introdução a uma antropologia da supermodernidade. Campinas, SP: Papirus, 1994. p.50.

1 Comments:

Blogger milenapais said...

Este comentário foi removido pelo autor.

3:01 PM  

Postar um comentário

<< Home