março 21, 2007

Deus é Arquiteto

-Têm se debatido à exaustão o papel do arquiteto/urbanista na formação das cidades.
-Mas que cidades?
-Ah sim, aquelas que ainda não existem!
-Mas quais?
-Espera, elas já existem. É a sua!!!
- A minha?!?! É, a minha! Mas a cidade não é minha? O quê estão querendo fazer com ela?
-Mudar para ser melhor.
- Melhor pra quem? Ninguém me perguntou nada, não pediram minha opinião! Não sei se quero mudar minha cidade!
-Mas você mora em um condomínio que foi planejado pela lógica do lote. Isso é horrível!
-Horrível nada! Eu gosto! Caso contrário não teria comprado minha casa lá!
-Foi por falta de algo melhor, loteamento é ruim, setorizado, com problemas ecológicos graves, é sem graça e exclui uma parcela da população em verdadeiras "bolhas" sociais!
-Qual o problema? Tirando o problema ecológico que concordo que deve ser pensado, não vejo nada mais! Gosto dos setores bem definidos, das ruas perpendiculares, dos passeios devidamente limpos (pela zeladoria contratada pelo síndico) e com o meio-fio pintadinho de branco e dos nossos jardins. Não quero bairro engraçado! E não me sinto excluído! Eu me sinto seguro e confortável com os portões bem trancados e a segurança em alerta!
-Mas e o seu contato com o mundo? Com as pessoas?
-Não tenho vontade de manter contatos estreitos com outras pessoas. Tenho meu trabalho, minhas aulas de inglês, meus amigos, saio com freqüência (em lugares seguros, é claro!). Conheço muita gente todos os dias, já está de bom tamanho. Pra quê mais? Para ser assaltado? Deus me livre! Me sinto bem assim, obrigado!
-Mas a arquitetura está virando uma repetição, veja só: as casas do seu condomínio são praticamente iguais!
-Qual o problema nisso? O primeiro fez, o segundo gostou e repetiu! Toda arquitetura é uma repetição no tempo, pois a vida se revela no compasso da repetição. Eu gostei do seu corte de cabelo? Vou copiar!
-Mas assim tudo sempre será igual!
-Não!!! O que eu não gosto, eu mudo! Detestei a cor da fachada do meu vizinho (azul, argh!), então pintei a minha de cinza! Adoro cinza!
-Mas não tem personalidade neste tipo de arquitetura!
-Claro que tem! A minha! Eu é que vou morar! Eu é que tenho que gostar, não você! Será tão difícil de entender que eu gosto das coisas como elas estão?
-Assim daqui há algum tempo naõ precisaremos mais de arquitetos, é só copiar!
-E não é isso que eles vêm fazendo há anos? Até aquele velhinho considerado o maior arquiteto do Brasil fazia isso. O Moderno dele era o antigo da Europa!
-Mas a arquitetura é assim, cheia de releituras e rupturas!
-Reler não quer dizer ler de novo?
-Sim!
-REPETIR a leitura? Logo, repetir na arquitetura é criar o novo a partir do velho e romper assim com ele. E por acaso não foi isso que fizeram no meu condomínio?
-E a inovação? Se todos pensassem assim ainda estaríamos morando em cavernas!
-Ah, com certeza não! As cavernas são muito desconfortáveis!
-E onde está a necessidade do ser humano de se destacar? Ser ele mesmo? Questionar?
-Aqui ué?! Estou debatendo exatamente isso com você! Devo ser respeitado por querer que as coisas continuem como estão! Não sei porque tanta confusão, até as pessoas se repetem, Deus disse ter criado todo mundo à sua imagem e semenhança e ninguém reclama disso!!!