abril 22, 2007

Devaneios

Densidade... Justaposição, poluição visual, aglomerado... Mas penso: o que seria das densidades sem os vazios? Se tudo fosse igualmente denso como distinguiria os níveis de densidade? Já perceberam que dentro da densidade não percebemos a verdadeira densidade? Então a densidade é percebida por que a vê de fora? Será que neste contexto serei apenas um espectador de densidades?

O assunto me intriga...

Enquanto não vejo minha posição nesta densidade de informações continuo pensando... E agradeço pela heterogeneidade de tudo que me rodeia para não deixar as coisas na mesma sintonia e na mesma densidade... E meu estudo de graduação aborda o tema, logo a densidade que tanto me aflige....

Porque que os espaços não têm a mesma densidade? Como qualificar determinados espaços pelo contingente que o ocupam? Isso interfere no grau de importância ou espaços inóspitos podem ter maior densidade? Analisando que podem ter maior densidade de lixo, de bichos, de mato...

(E eu, na minha prepotência, achando que escreveria um texto informativo sobre densidade, já que estou lendo sobre o assunto... Vejo que quanto mais leio mais questões aparecem e fico até satisfeita de ver que os próprios autores têm alguma dificuldade de apontá-lo.)

Continuo achando que o que prevalece na densidade são os vazios.... Se não fossem esses pequenos intervalos de informações como distinguiria uma massa única de um espaço denso, já que para mim da densidade está relacionada a fragmentos, a reunião de elementos para compor uma “riqueza de conteúdo”? E ressaltando que dentro da densidade os vazios são diferentes... Então porque há esta distorção de escala?
Outro questionamento é que ao tratar de densidades sempre tem que haver uma comparação. A densidade sempre é tratada em níveis, como nos trabalhos de Koolhaas, não existindo escalas pré-estabelecidas como as de terremotos.... Só sabemos que um espaço é denso em detrimento de outro.... Em meio há tanta densidade só me resta pensar... Nessa situação de ser um espectador de densidades, fazendo parte da própria densidade!