abril 12, 2007

O resultado

“Da mesma forma que linhas e planos secantes podem ser traçados – como num mapa – entre natureza e sociedade, entre ciência e cultura, os campos do saber influenciam-se reciprocamente mesmo a uma grande distância, ainda quando exploram temas não contíguos entre si. O que interessa nisso são os movimentos de remissão – transversais, recíprocos e contínuos – que supõem a possibilidade de fecundar (crossfertilize) conceitos e práticas dos mais diversos domínios.”1

A multidão que me consola, e o vento que me sopra são meras coincidências, a densidade que por traz abraça, são fatos que me atraem assim por dizer, não vejo a hora de fazer com que esta espessura se torne uma; vivamos em pleno conjunto, em vidas opostas e em plano diferentes a margem de uma solidão, e em plena distância. Quer ver esta mudança que aqui por passa, mudança esta que me aflige e que me transforma; mutação esta me deixa incapaz de discernir o que é que?


O movimento que me leva a um lugar, a esperança que me destrói é um conjunto que me diz o que, e quando fazer, com esta estrutura rígida. A constante indagação de se movimentar e de se tramar é tão gigante que nos atordoa; a união da densidade e das linhas temporais; nos jogam para tramites que nós mesmo não sabemos para onde vão nos levar.

Planos subseqüentes que nos exploram, e que nos explodem, plano que nunca nos dizem nada e nunca vão nos levar a lugar, este que podem ser comparados com nossa, classe, espírito e dentre outros, também existe aqueles que são elaborados e condizentes com o terreno ou até mesmo com relação ao mercado. Nunca como simples arquiteto não nos dirão a aonde chegar com este leque que possuímos, pois temos varias hipóteses e nos dão a mesma, mas nunca saberemos por final a onde querem e devemos chegar.

Conclusões nos dizem o que fazer, nos impõe o que fazer e nos mostram como, de acordo com movimentos, densidade e planos; somos meros bonecos na mão de uma cidade imposta com pessoas que no comandam.

1 SALES, Pedro Manuel Rivaben de. Cidade, urbanismo: linhas de devir.