novembro 13, 2006

Inovação

Às vezes, fico me perguntando até onde vai a criatividade, engenhosidade e capacidade do ser humano. O homem está buscando cada vez mais se superar, nunca está suficientemente satisfeito com o que existe. Desta forma está sempre evoluindo e criando novas tecnologias e novas formas de se apropriar do espaço. Não satisfeitos com os investimentos na terra eles partem também paras as invenções que vão além, desafiando o mar, e as leis da natureza.
É bom que existam pessoas com essa capacidade de propor coisas lúdicas e pensar longe. Foram através de pessoas assim que surgiram os grandes inventos da história, temos como exemplo disso o Santos Drumont, graças as suas engenhocas e sua coragem de desafiar a natureza, temos hoje, um dos grandes meios de transporte que é o avião. A todo tempo e em todas as partes do mundo, tem pessoas pensando e inventado coisas novas, algumas para aquisição de pessoas com poder e dinheiro, mas existem pessoas que também pensam em coisas que possam chegar até a classe baixa, ou isso é só uma questão de tempo, o que ontem era acessível apenas para a classe alta, hoje é acessível a todos.
A arquitetura até um tempo atrás, era vista como algo apenas para os ricos, pessoas que podem pagar pelo luxo e conforto, com o tempo essa mentalidade vem se modificando e as pessoas vêm percebendo que conforto não é uma questão de luxo mas de viver bem e com qualidade de vida.
O arquiteto busca através da vivência do espaço, criar ambientes que sejam ergonômico, acessíveis e prazerosos, que mexa com os sentidos e com a sensibilidade do ser humano. Isso é possível com um baixo custo, tudo depende da criatividade, engenhosidade e capacidade de investigação. Não se pode julgar o custo pela aparência, existem coisas interessantes que aparentemente custaram caro, no entanto, o custo foi irrelevante. Através de coisas velhas ou descartáveis é possível se criar coisas novas, as quais jamais se imagina vir de algo que foi reciclado. Espero que, o indivíduo, principalmente arquiteto, jamais perca sua criatividade e capacidade de inovação.