abril 24, 2007

Megalopolis

Densidade sf [lat densitate] (...) 4 (...) concentração de população Densindade de fluxo: fluxo magnético, elétrico ou radiante por unidade de área normal à direção do fluxo. Densidade demográfica: número médio de habitantes por quilômetro quadrado; população relativa. Densidade de pontos, Eletrôn: distância vertical entre o centro e dois pontos de cores similares, numa tela colorida: quanto menor é a distância entre os pontos, mais nítida é a imagem apresentada. Densidade de tráfego: quantidade de tráfego de determinada via de transporte, em uma dada unidade de tempo, comumente representada pelo quociente da divisão da totalidade de toneladas-quilômetros ou passageiros-quilômetros pelo comprimento da via. Densidade Dinâmica social: grau de concentração da vida coletiva, medida pela intensidade das trocas econômicas e culturais. Densidade estática, social: números de habitantes em determinada área. Densidade populacional: número médio de indivíduos por unidades de superfície de um país.

As megalopolis são grandes centros, com grandes infra-estruturas, com grandes edifícios com grandes fluxos de habitantes e de transportes, a megalopolis é densa, cheia de olhares que se cruzam mas não se fixam, cheia de pés rápidos, porém vazia de relação pessoal.

O vacivu não possui moradores, é desabitado, é vago e é Hipocôndrio, o vazio lhe fornece varias possibilidades para ser preenchido. Mas a megalopolis já é densa, estar completamente preenchida ou não? Será que existe algum vacivu ali, e onde ele está? Infra-estrutura, transporte, imaginário coletivo, ambiência urbana, cotidiano, tipologia, ruído, comgestão, edificações, centro, periferia, expansão, morfologia, mutação, aglomerado. “Ufah” com tanta falta de espaço acho que me perdi. O vacivu é aquilo que não contém nada ou só contém?

É uma cultura de disseminação, a uma dispersão, que podemos dar o nome de perda de indentidade, ou melhor, a apropriação de uma nova identidade, de uma cultura urbana de aglomerados, que muitas vezes são pensados e planejados apenas não sustenta a ligeira expansão de habitantes por m² e suas freqüentes mutações tipologicas. As megalopolis são densas porém fácil de se perder, como em uma torcida de futebol .

“(...)as pessoas podem habitar qualquer coisa, e ser miseráveis em qualquer lugar e estáticos em qualquer lugar(...)”

Fonte: http://epiderme.blogspot.com/2003/10/da-congesto-disseminao-o-mais-elevado.html
Moderno Dicionário da Língua Portuguesa – Michaelis, Reader’s Brasil Ltda. São Paulo: 2000.