abril 24, 2007

Migração

Formado em 1963 por quarteirões de casas idênticas e poucos comércios, o Bom Retiro é um bairro residencial construído pela Usiminas para abrigar os funcionários e seus familiares que vieram de outras cidades para trabalhar na usina, em Ipatinga.
Com o passar do tempo, foram surgindo escolas, algumas lojas, supermercado, postos de gasolina e clube. As casas aos poucos foram sendo reformadas, ampliadas de acordo com as necessidades dos moradores. As ruas foram pavimentadas e surgiram bairros vizinhos como o Imbaúbas e o Bela Vista. Ônibus circulavam pelo bairro, levando as pessoas para o centro da cidade, para o hospital ou para Coronel Fabriciano. E o bairro foi se desenvolvendo. Na década de 90, casas com dois pavimentos começaram a aparecer. Até então, o Bom Retiro vinha mantendo suas características de bairro residencial, tranqüilo, sem grande fluxo de pessoas e carros pelas ruas, e muitas crianças brincando nelas.
Atualmente com a implantação do Hospital Marcio Cunha II e o novo campus da UnilesteMG o bairro está sofrendo uma grande mudança. Em processo de verticalização, vários prédios de até quatro pavimentos surgiram com o intuito de atender a grande demanda de estudantes vindos de fora para estudar. Há um grande fluxo de pessoas durante o dia e a noite, em períodos de aula. Houve também o desenvolvimento da área comercial, aumentando o número de lojas, restaurantes, lanchonetes, bares, padarias, e na infra-estrutura pública como duplicação das vias principais e aumento das linhas de ônibus.
Portanto, tanto os bairros quanto as cidades, mesmo de pequeno porte, estão passando por um processo de desenvolvimento a fim de atender a necessidade da população ali existente, seja ela natural do lugar ou migrantes, e das atividades nas quais são submetidas. Onde há pessoas, haverá suas habitações e o comércio para atendê-las.