novembro 29, 2007

Tipo exportação


Nos fins dos anos 1970 deu início ao que mais tarde veio se tornar um grande fenômeno na cidade e em toda região de Governador Valadares (Guanhães, Mantena, Virginópolis, Conceição do Mato Dentro, Tarumirim): um grande fluxo dos habitantes dessas cidades para os Estados Unidos em busca de trabalho.
Entre os anos 1980 e 1990 a moeda americana circulava na cidade onde a economia era baseada no mercado gerado a partir dessa emigração.
Nos anos seguintes a moeda já não circulava no comércio local, mas ela ainda continuou influenciando nas atividades econômicas da cidade.
No início dos anos 2000 a alta cotação do dólar e a falta de fiscalização nas fronteiras dos EUA com o México proporcionaram que o número de emigrantes aumentasse de maneira significativa.
Um dos mercados que mais cresceu influenciado por esse fluxo é o imobiliário, que além de realizar o grande desejo da casa própria ainda funciona como forma de investimento do dinheiro adquirido no exterior.
Com o crescimento desse mercado é possível notar grandes transformações no desenho da paisagem da cidade. As casas que foram construídas ou reformadas com o capital vindo do exterior apresentam fortes características que são claramente influenciadas com os modos de vida que as cidades norte-americanas propõem.
Nelas são montados verdadeiros cenários com ícones de conforto que apresentam uma vida conservadora distante da dura realidade que a cerca.
No Brasil, antes desse fenômeno migratório, já eram encontrados tipos de ocupação semelhantes ao americano em lugares distantes de Governador Valadares.
Bons exemplos disso são os condomínios da Barra da Tijuca e os Alphaville, que possuem exatamente o mesmo discurso que os condomínios dos EUA.
Em Valadares esses grandes empreendimentos não são totalmente direcionados ao grupo de emigrantes que pretendem investir em imóveis no Brasil, uma vez que eles, assim como os moradores dos grandes condomínios, buscam status entre sua classe social de origem. Não é atoa que eles constroem a casa “dos sonhos” nos bairros de onde saíram e mostrem o seu sucesso aos que participaram da história de suas vidas.
Por isso é comum chegar nos bairros periféricos da cidade e se deparar com casas que destoam totalmente com o local, utilizando elementos que buscam a o glamour e a atmosfera segura e natural (de forma totalmente artificial) que estão presentes nas casas norte americanas.
O interior dessas casas é ainda mais impressionante com os eletrodomésticos trazidos do país “funcional”. A maioria deles não chegam nem a serem usados, pois, mesmo com essa grande influência trazida de fora, os modos de vida não são transformados a ponto de mudar totalmente os hábitos adquiridos desde que nasceram.

3 Comments:

Blogger Gisele said...

hum...
será que minha casa também foi invadida pelo sonho americano???

11:01 PM  
Anonymous Anônimo said...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Flores Online, I hope you enjoy. The address is http://flores-on-line.blogspot.com. A hug.

2:45 AM  
Blogger e.m. said...

procurava algum comentário sobre o marc augé e encontrei no teu blog. ademias de rápida passagem vi outros textos interessantes. depois voltarei novamente para ler teu blog! abraços, eder

12:49 AM  

Postar um comentário

<< Home