setembro 16, 2009

Possibilidades, percepções e estratégias.

Com a chegada das tecnologias móveis o modo de vida do homem mudou drasticamente, contudo a dependência delas aumentou, aparelhos multifuncionais tomaram conta da nossa vida, e todas as engenhocas tentam ser a mesma coisa, como se a vida do ser humano fosse possível de ser controlada por apenas um aparelho.
As novidades tecnológicas chegam cada vez mais rápido nas lojas e na internet, e também se tornam desatualizadas cada vez mais rápidas. O que aumenta o consumo consideravelmente, e isso também muda nosso modo de vida, somos obrigados a depender de tecnologias para trabalhar, estudar, se comunicar, entre outras diversas atividades sociais ou não.
A dependência gerada por essa situação é dada pela razão do homem se entregar facilmente, sem questionamento, sem raciocinar o que está acontecendo. Na verdade esse tipo de revolução aconteceu gradativamente, com a popularização de aparelhos e tecnologias. No final dos anos 90 e início dos anos 2000 o computador, a internet e o celular deixaram de ser consumidos como serviços e objetos de luxo, e passaram a ser um artigo popular, por um lado, tecnologia acessível é um grande passo, o problema é o modo de utilização das tecnologias, o homem deixa de ser dono da própria vida e a torna pública, pela internet ou qualquer outro meio, com a chegada do celular não se existe privacidade ou um momento de descanso e ao mesmo tempo, se a energia ou bateria acaba, ou o acesso da internet, a preocupação dos usuários se volta para perca de um possível contato perdido, ou uma ligação imaginária que não foi atendida.
Como lidar com essa situação, esse novo modo de vida é um paradoxo, mas aceitar o que nos foi imposto sem uma visão crítica, é ser omisso a realidade. As ferramentas vieram para tornar nossa vida mais prática, mas perder um sinal wireless, de telefonia, de energia não é o final do mundo.

Hugo Marlon